Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Tom Jobim

Por: Andréa Vanucci



Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 25/01/1927 e faleceu em Nova York (EUA) em 08/12/1994.

Pianista, compositor, cantor e arranjador, é praticamente uma unanimidade quando se pensa em qualidade musical. Aprendeu a tocar violão e piano tendo tido aulas, entre outros, com o professor alemão Koellreuter. Pensou em trabalhar como arquiteto, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares em Copacabana no início dos anos 50, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Além dos arranjos, também lhe cabia a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical.

Por essa época começou a escrever suas primeiras composições. Dividiu a autoria de muitas canções com diversos parceiros, entre eles, Vinícius de Morais, um dos mais constantes. Junto com João Gilberto, foi um dos criadores da bossa-nova.

Tom conseguiu destaque internacional no Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. E, no ano seguinte compôs, com Vinicius, um de seus maiores sucessos e possivelmente a música brasileira mais executada no exterior: `Garota de Ipanema´. Nos Estados Unidos gravou discos, participou de shows e fundou, inclusive, sua própria editora, a `Corcovado Music´. O sucesso de suas músicas fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra, o qual interpretou versões em inglês das suas músicas.

No fim dos anos 60, Tom participou de festivais no Brasil, ganhando inclusive o primeiro lugar no III Festival Internacional da Canção da TV Globo com `Sabiá´, parceria com Chico Buarque.

Tom era um músico de raro dom e talento além de muito estudioso e dedicado. Buscava melhorar continuamente, estudando inclusive música erudita. Isso fez com que ele adquirisse influências de compositores como Chopin, Villa-Lobos e Debussy. Tom também pesquisava a cultura brasileira e, com muita criatividade, unia magistralmente harmonias sofisticadas com elementos tipicamente brasileiros. Também gravou discos com outros artistas, casos de `Elis e Tom´, `Miúcha e Tom Jobim´ e `Edu e Tom´. O seu disco `Passarim´, de 1987, é a obra de um compositor já consagrado, livre para criar e acompanhado por uma banda grande, a `Nova Banda´. Seu último CD foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte. Tarefa difícil é escolher os mais significativos trabalhos entre os mais de 50 de que Tom participou, como intérprete, compositor ou arranjador. Todos eles têm algo de inovador e especial.

Além do mais, Tom Jobim musicou nossa terra, nossos bichos, nossas matas, mostrando a riqueza brasileira por todo o mundo. É sempre muito prazeroso ouvir as canções de Tom e poder dizer com muito orgulho: `Este é Antonio Brasileiro!´

Um grande abraço e até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Andréa Vanucci

é cantora e compositora formada em música pela USP. Também mantém o site na Internet http://www.andreavanucci.cjb.net

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock