Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


Mercado Musical

Por: Andréa Vanucci



Olá! Desta vez vamos falar sobre o mercado musical, sobre as possibilidades que um músico bem preparado tem para trabalhar e ganhar algum dinheiro.

O músico profissional ainda hoje sente um certo preconceito. Isto porque muitas pessoas não vêem a música como arte, mas sim como mera diversão. Mas o profissional que escolhe viver de música e dedica-se a ela com paixão, treina exaustivamente em busca da perfeição. E, por conseguinte, possui ofertas de trabalho que vão muito além do dito `levar a vida na flauta´. É preciso muito esforço e disciplina além de certo talento ou tendência para a coisa.

Existem algumas possibilidades de trabalho. Uma das mais cobiçadas é a de se tornar um artista famoso com prestígio e dinheiro. Uma espécie de `popstar´ do tipo que aparece na mídia, vende muitos CDs e faz shows Brasil afora. Esta é, sem dúvida, uma caminhada muito árdua que só se realiza para alguns poucos escolhidos (ou `indicados´). Fora isto, é possível tocar ou cantar em barzinhos, restaurantes, clubes, etc. Aqui, geralmente é preciso interpretar canções já conhecidas e consagradas, pouco espaço é dado para músicas inéditas. O cachê também não é dos mais animadores e o couvert artístico muitas vezes não é repassado na íntegra para os artistas, ficando em parte para a casa.

Pode-se, ainda, tocar e cantar em casamentos, cerimônias e festas. Este mercado praticamente desconhece a crise pois na hora de dizer o `sim´ noivas e noivos vivem um sonho, algo que acontece `uma única vez na vida´ e não se incomodam em pagar caro para realizarem seus ideais. Esse dinheiro, porém, nem sempre vai direto para as mãos dos músicos e sim para empresários que organizam os `eventos´ e contatam os clientes. O mesmo acontece com as bandas de formatura que mobilizam uma grande estrutura com músicos, bailarinos, cenário, luzes, equipe técnica, montagem, etc. Tocar ou cantar como `backing vocal´ em shows de artistas renomados também pode ser bastante interessante.

As peças de teatro, os musicais também ganharam força e um público interessado, abrindo novos caminhos para os músicos. Orquestras também empregam um grande número de instrumentistas além de regentes e até mesmo pesquisadores e copistas que procuram resgatar e preservar a memória musical e as obras de compositores brasileiros.

Há ainda outras opções que ficam um pouco mais distante dos aplausos do público. É possível criar e gravar jingles, as músicas dos comerciais de rádio e TV, ou participar de trilhas sonoras de filmes. Há tempos não se via o cinema brasileiro com tanta força e produções de qualidade. Isto também colabora para o mercado musical.

Há ainda espaço para compositores (de música popular ou erudita), arranjadores, produtores, etc.

Dar aulas de música é outra possibilidade bacana de se fazer algum dinheiro, compartilhando o conhecimento técnico e teórico com os demais.

Bom, mas apesar de muitas opções, o mercado musical ainda não é bem reconhecido nem bem remunerado, de forma geral. É preciso muita competência e jogo de cintura para se `viver de música´, pagando todas as contas e tendo certa qualidade de vida. Alguns poucos realmente ganham muito dinheiro, mas essa não é a realidade da maioria da classe musical. E, para que a música seja mais bem apreciada e melhor reconhecida como arte, é que se torna tão importante e fundamental o ensino da disciplina música na grade curricular das escolas. Só assim, orientando e educando as crianças desde cedo a escutar de forma consciente é que se melhorará o nível das composições e interpretações musicais bem como o reconhecimento e o pagamento mais justo dos profissionais mais talentosos.

Um grande abraço e até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Andréa Vanucci

é cantora e compositora formada em música pela USP. Também mantém o site na Internet http://www.andreavanucci.cjb.net

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock