Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Julho de 2019

ARTIGOS


O perfil do colaborador ideal

Por: Ademir Lopes Soares



Há alguns meses participei de um Encontro de Contabilistas onde, em uma das palestras apresentadas, discorreu o palestrante sobre os atributos necessários e que todos os empresários procuram nos colaboradores que mantêm trabalhando em sua empresa.

As três características básicas que o colaborador precisa ter, enumeradas naquela apresentação foram:



Não basta que ele seja ótimo em apenas um dos elementos discorridos, nem tampouco que ele seja até bom em apenas dois deles. Procura-se, para que se diga ideal, que ele reúna as três condições.

De que adianta ter alguém em seu quadro de funcionários que é altamente produtivo, porém descuida-se cotidianamente da qualidade daquilo que faz e não se dá bem com seus colegas?

Por que manter um colaborador que, embora capriche em tudo que faz, com qualidade inigualável, produz muito pouco em relação à média de outros colaboradores e ainda trata mal seus clientes?

É ótimo ter na empresa alguém que possui um alto grau de relacionamento, se dá bem com colegas, encanta o cliente com sua cordialidade e discorre com maestria sobre o trabalho a ser desenvolvido. Porém, o que fazer se ao iniciar o trabalho ele peca totalmente na qualidade e é muito lento na sua execução?

Analise comigo: mesmo que você junte dois itens, se faltar um deles, o resultado será sempre desastroso ou, no mínimo, incompleto, para a continuidade do atendimento ao cliente. A falha ocorrida deixará marcas que dificilmente serão reparadas. Acredito que você já tenha ouvido falar na propaganda boca-a-boca.

A visualização gráfica das características mencionadas nos dá uma idéia exata do que seria o ponto ideal do perfil profissional que tanto se procura.



Das mais variadas combinações e seguindo o raciocínio que já relatamos, percebe-se que o mais visado, o mais requisitado, aquele que se procura `de dia e com a lanterna acesa´, aquele que terá sempre os melhores salários, o que terá prestígio e admiração na sua atividade laboral, logicamente será o que está localizado no `ponto G´.

É este o profissional que trará muita satisfação à sua empresa e, por extensão, cumprirá com o verdadeiro objetivo da mesma, que é encantar, dar seu show, mostrando muito respeito por aquele que paga todas as nossas contas: o cliente.

Porém, nem sempre encontraremos um profissional pronto e com todos os requisitos que almejamos. Todo empresário tem a árdua tarefa de, além de cuidar dos assuntos operacionais de sua atividade, criar, com muito afinco, condições de aprendizado e treinamento de sua equipe.

Forme sua equipe. Torne-a vencedora. Invista tempo e recursos na sua melhoria. Ou você não os treina porque acha que correrá o risco de perdê-los após tornarem-se bons? Se for assim que você pensa, continue trabalhando com um bando de `pangarés´ e jamais irá perdê-los.

E é com as palavras de Madre Tereza de Calcutá, que divido com nossos leitores esta pérola de exemplo de vida: `Dai ao mundo o melhor que tendes e poderei vos ferir. Mas dai-o de todo modo.´

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Ademir Lopes Soares

é brasileiro, casado, contador, bacharel em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito. Possuidor de vasta experiência em gerenciamento contábil de pequenas e médias empresas. Atua como contador desde 1968, tempo em que foi - e ainda é - responsável legal pelas informações econômico-fiscais de centenas de empresas de Sorocaba e região. Acredita que somente com a especialização e a informatização de seus funcionários é que se pode alcançar a excelência no atendimento que seus clientes merecem. Um profissional que se preocupa com a saúde das empresas e o bem estar de seus assessorados. Preocupado em assimilar as novas regras de sobrevivência que a economia concorrida impõe sobre o mercado brasileiro, está sempre patrocinando cursos de reciclagem e aperfeiçoamento das técnicas contábeis e rotinas aplicadas no trabalho, em prol de um atendimento eficiente e de extrema qualidade.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock