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Sorocaba, 10 de Dezembro de 2019

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Publicitário encara o test-drive com o novo C4 Lounge THP FLEX

Notícia publicada em 02/02/2015



Publicitário encara o test-drive com o novo C4 Lounge THP FLEX

Ainda mais potente e exclusivo, o C4 Lounge chega agora com motor turbo Flex

Mais uma vez, o site Sorocaba.com traz um convidado para fazer um diferente test-drive. Em parceria com o conceituado bar temático Kapitan Food Music Bar (http://www.facebook.com/KapitanFoodMusicBar), o portal convidou um publicitário da cidade, para conhecer o já conhecido Citroen C4 Lounge Exclusive (versão topo de linha), só que agora com o novíssimo motor turbo que traz a tecnologia Flex!

Entre as várias versões de sucesso do C4 Lounge, destacamos a THP equipada com motor turbo. Recentemente, essa versão evoluiu ainda mais. Depois de ser anunciado durante o Salão do Automóvel de São Paulo (no fim do ano passado), o Citroën C4 Lounge THP Flex chegou oficialmente às ruas. A principal novidade é a maior potência. Agora são 173 cavalos no etanol, frente aos 165 cv da antiga versão à gasolina. E para acompanhar essa mudança no motor, o câmbio automático sequencial também ficou mais eficiente.

Novo motor Turbo FLEX

O desenvolvimento do motor THP FLEX, primeiro motor com injeção direta turbo FLEX do Grupo PSA, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França. A “Operação THP FLEX” consumiu 36 meses de trabalho. Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste rodando mais de 600 mil km sob ensaios e testes que incluíram: partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.

Entre as alterações necessárias para a transformação do motor THP em FLEX, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais para o aquecimento de combustível na partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1 (por conta do etanol). A presença de um novo sensor para identificar o etanol, assegura a leitura precisa do combustível utilizado. Assim, o sistema utiliza a estratégia correta para não danificar componentes do motor. Também foi incluída uma bomba de combustível pilotada, que ajusta corretamente o fluxo de combustível para o motor.

Com as alterações, a potência máxima chega à 173 cavalos (a 6.000 rpm) quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 240 Nm, a partir de 1.400 RPM, permanecendo constante até 4.000 RPM. Vale também destacar o torque de 156 Nm disponíveis à apenas 1.000 rpm! Com isso o 0 à 100 acontece em apenas 8,9 segundos no etanol e 9,2 segundos na gasolina. A velocidade máxima é sempre de 214 km/h (com qualquer dos combustíveis).

Câmbio automático aperfeiçoado

O Citroën C4 Lounge THP FLEX também passa a contar com uma nova caixa de câmbio, batizada de AT6 III. Também com 6 marchas, ela está ligeiramente mais compacta, com menor peso e entrega trocas mais precisas. A relação de transmissão foi alongada em 11%, com gerenciamento que permite menores rotações, melhorando a economia. Essa caixa também incorpora um novo conversor de torque, que tem menor perda energética. Outra mudança foi a inclusão da função RDT (Redução de Tração). Essa diminui as vibrações em marcha lenta, quando o câmbio está na posição Drive e o carro parado. Isso também ajuda a reduzir o consumo de combustível.

Interior

O nome “Lounge” não é por acaso. A Citroen e esforçou para fazer um carro bastante confortável, com nível de acabamento de modelos de categoria superior. Para isso, o painel do C4 Lounge traz revestimento em Slush (material com toque mais macio, o mesmo do C5, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes) para garantir melhor qualidade percebida pelo cliente. As portas trazem parte dos painéis com toque soft, proporcionando maior conforto. Já os bancos, além do design arrojado e do bom acabamento, têm densidade variável dependendo da área de contato com o corpo.

Uma das peculiaridades do C4 Lounge é o para-brisa acústico. A peça é formada por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função de filtrar os ruídos. As portas também ganharam soluções inovadoras de vedação, que contribuíram para criar uma barreira contra o som exterior.

O motorista desfruta de boa postura, uma vez que o volante traz ajuste de altura e profundidade, e o banco do motorista tem ajuste de altura real subindo todo o conjunto. Um recurso de engenharia que melhora consideravelmente o espaço interno é o porta-luvas projetado para frente e para cima. Isso amplia consideravelmente o espaço para pernas do passageiro. Já os consoles das portas dianteiras são amplos o suficiente para acomodar garrafas de até 1 litro.

O entre-eixos de 2,71m está entre os maiores da categoria, favorecendo bastante o espaço para pernas, no banco traseiro. Outro detalhe é que o C4 Lounge tem o banco traseiro com a maior inclinação do encosto da categoria, com 29 graus. E para máximo conforto, existem mais duas saídas de ar para a parte traseira, entre os bancos dianteiros.

Ponto relevante que no C4 Lounge, o porta-malas tem 450 litros, e está na média da categoria. Vale destacar que as dobradiças não invadem o espaço de bagagens. Assim, não existe surpresa na hora de encher o porta-malas até a boca, e a tampa não fechar. Vale destacar que os concorrentes Toyota Corolla e Honda Civic usam dobradiças convencionais que invadem o espaço do porta-malas.

Suspensão

A suspensão do carro também foi acertada para as condições de rodagem, no Brasil. Entre os detalhes que fazem diferença no C4 Lounge é a parte da frente desenhada para não raspar ou bater nas lombadas, como acontecia no C4 Pallas.

O C4 Lounge Exclusive vem equipado com rodas de 17 polegadas que garantem melhor estabilidade. Alguns concorrentes, como o Corolla, saem com rodas de 16 polegadas. Outro detalhe muito importante é que o estepe é um pneu perfeitamente utilizável, ainda que seja aro 16 polegadas. Modelos como Civic e Cruze usam um estepe temporário fino, que altera consideravelmente a dirigibilidade do carro, quando precisa ser utilizado.

Equipamentos

Em matéria de equipamentos, a versão Exclusive do Lounge traz praticamente tudo para proporcionar o máximo de conforto. Um diferencial do carro é o volante com os controles do Limitador e regulador de velocidade. O regulador de velocidade é o que muitos conhecem erroneamente como “piloto automático”. Já o limitador de velocidade permite programar uma velocidade máxima para não ser ultrapassada, tanto na cidade quanto na estrada. E o carro só acelera até a velocidade escolhida. Um equipamento que evoluiu no Lounge (em relação ao antigo Pallas) foi a abertura do bocal do tanque de combustível. Agora ela é feita por comando interno. O porta-malas também tem controle elétrico de abertura interno.

O rádio CD-Player está integrado ao sistema de GPS do carro. Além disso, conta ainda com entrada USB e conexão do tipo P2 (por cabo), na parte de baixo do console central. Existe ainda a possibilidade da conexão Bluetooth completa, que funciona como viva-voz e reprodutor de música digital sem fios. E de quebra, estão presentes controles no volante para interação com o sistema de som e controle da chamada celular. Faltou porém o sistema de GPS com tela sensível ao toque. A entrada de dados precisa ser feita pelas teclas cursoras do rádio. O procedimento é bastante lento.

Nessa versão topo de linha, o ar-condicionado é de dupla zona, digital e automático. Também possui três modos automáticos de ventilação (baixo, médio e forte). A título de comparação, o novo Corolla, o Civic e o Cruze não oferecem dupla zona, nem na versão topo de linha. Outro equipamento interessante é a função Restore, associada ao ar-condicionado. Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos, mesmo depois de desligar o motor. Os passageiros podem beneficiar de uma circulação de ar, sem acionar o motor. A duração e a disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria.

Desde a versão Tendance, o C4 Lounge inclui freios ABS com ajuda à Frenagem de Urgência (AFU); programa de estabilidade eletrônico; controle de tração ASR; cintos de três pontos e fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros. A versão também inclui sensor de estacionamento traseiro; faróis com sensor crepuscular; sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.

As diferenças na versão Exclusive são a inclusão de 6 airbags; sensor de ângulo morto; sensores dianteiros de estacionamento; câmera de ré; espelhos laterais com rebatimento elétrico; quadro de instrumentos com iluminação personalizável; sistema key less com botão start; acabamento interno em preto brilhante; teto-solar elétrico e rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho exclusivo. Não estão mais disponíveis os faróis com iluminação Xenon na versão Exclusive 2015.

Mercado

O C4 Lounge é um sedan médio realmente “jovem”. Segundo Garcia (gerente de vendas da Citroen Notredame que tem lojas em Sorocaba e Itu), o cliente típico do C4 Lounge tem entre 35 e 45 anos. Isso é bastante diferente do cliente do Corolla, que costuma ser bem mais velho. Fato curioso que em nossa região, o C4 Lounge cresceu justamente entre os antigos clientes de Toyota Corolla e Honda Civic. Garcia afirma que os carros que mais entraram na troca pelo C4 Lounge, foram esses. O gerente ainda destaca que o comprador do C4 Lounge busca antes de tudo, o custo-benefício que o carro proporciona, como também um carro moderno e bastante bonito.

Preço

O preço inicial sugerido para o C4 Lounge THP Flex na versão Exclusive é de R$ 89,4 mil. Mas, esse mesmo motor turbo Flex, também pode ser encontrado na versão Tendance do C4 Lounge, que parte de R$ 82,4 mil. Ambas as versões podem ser encontradas na Citroën Notre Dame, com taxa 0%, e parcelamento em até 24 vezes.

Depoimento do convidado

Eduardo Pessoa é proprietário da agência de publicidade SodaPop, na cidade de Sorocaba.

Principal Destaque: Eu ainda não conhecia esse carro, mas tive ótimas impressões ao testar o modelo. Mas o que mais me chamou atenção foi justamente a potência do motor. Geralmente, os sedans são carros comportados, sem desempenho muito expressivo. Mas isso é bem diferente no C4 Lounge THP. Na estrada, o carro surpreende. Qualquer acelerada, e sem você perceber, já ultrapassa os 100 km/h. E se precisar de mais, o motor está pronto para despejar muito mais potência.

Pontos Positivos: O C4 Lounge é um carro que já chama a atenção logo na primeira olhada. Seu design é diferenciado, sugerindo um estilo mais esportivo. O porta malas é gigante, além do espaço interno que acomoda com facilidade 5 adultos. O painel é moderno e oferece diversas opções de cores de acordo, com o gosto do motorista. O ar condicionado digital dual zone é muito eficiente, mantendo a temperatura desejada. O câmbio é suave e macio, e se ativado o modo esportivo, permite a troca de marchas rápidas e com alto giro. Para fechar o pacote, mesmo o carro sendo flex, o consumo é baixo. Durante o teste percorremos a rodovia Raposo Tavares, com uma média de consumo que chegou a quase 10 km/l no álcool!

Pontos Negativos: Tanto o computador de bordo, como a central multimídia e o GPS não oferecer o sistema touch-screen, que já é padrão em diversos carros dessa categoria. Não é prático utilizá-lo. Esse é um ponto que deixa a desejar.

Conclusão: Confesso que fiquei com vontade de ter um carro desses. O C4 Lounge THP Flex fica num ponto de equilíbrio interessante: é ao mesmo tempo um carro jovem e descolado, com um toque de imponência e seriedade. Perfeito para ser uado no dia a dia, no trabalho e com a família em viagens. Classificaria o C4 Lounge como o carro ideal para pessoas com idade entre 35 e 50 anos, que não querem nada muito "tiozão", porém precisam de um carro sedan, seja por família, status e espaço.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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