Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Dezembro de 2017

CANAL AUTOMÓVEIS

NOTÍCIAS

Projeto Biblioteca de Sonhos se apoia na cooperação

Notícia publicada em 06/12/2017



Projeto Biblioteca de Sonhos se apoia na cooperação

Escolas públicas de Sorocaba e região recebem o projeto que incentiva leitura, com apoio do grupo Valec

Alunos do 5º período do curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba coordenados por uma professora estão ajudando escolas da rede pública de Sorocaba e região, a terem bibliotecas estruturadas e sem qualquer custo para a instituição. O projeto batizado de “Biblioteca de Sonhos”, visa dar uma oportunidade de estudo e crescimento da leitura entre jovens de escolas com poucos recursos financeiros. Muito mais que levar livros, o projeto restaura o ambiente, e até pode tematizar o local com elementos lúdicos, usando de muita criatividade, diferentes cores e elementos decorativos. Tudo para tornar o ambiente da leitura, mais agradável e envolvente e fazer com que as crianças possam de fato “sonhar”.

A ideia é levar livros para as escolas que têm um acervo pequeno, e tornar o espaço de leitura mais atraente. O principal é que as obras são colocadas em uma altura próxima das mãos das crianças, distribuídas em caixas, caixotes, cestas, varais e até trenzinho. O resultado agradou tanto os estudantes que agora eles aguardam com ansiedade pelos dias da semana em que podem ficar mais tempo nas bibliotecas tematizadas.

Além da oportunidade para as crianças, o projeto também integra os alunos do curso de pedagogia da faculdade num ambiente muito mais real, acrescentando muita experiência prática e humanizada.

Os livros utilizados no projeto são arrecadados em diversos tipos de ações, como em feiras do livro, ou eventos públicos. Empresas da iniciativa privada também são importantes para a execução do projeto. As concessionárias Renault do grupo Valec, por exemplo, são mantenedoras do projeto com apoio financeiro direto. Também existe uma editora de livros que “dobra” o número de livros. Para cada livro doado por pessoas, a editora dá mais um livro ao projeto.

Até esse semestre 20 instituições já foram atendidas e mais de 3 mil alunos já foram contemplados com esse importante projeto social.


Fonte: Jorge Augusto


Veja mais fotos:

Comente