Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

Novo Fiat Mobi chega como mais uma opção

Notícia publicada em 18/04/2016



Novo Fiat Mobi chega como mais uma opção

Novo modelo foca no custo-benefício, mas consegue entregar qualidade ao cliente?!

O Fiat Mobi acaba de chegar ao mercado. Sua proposta de ser subcompacto é percebida nas dimensões compactas, e no uso racional. Aliás, o nome Mobi vem justamente de “mobilidade”. Dessa forma, o Mobi se posiciona logo abaixo do Novo Uno na grade de produtos da Fiat. O Mobi só será oferecido com o já conhecido motor 1,0 litro FIRE da Fiat.

Como principais argumentos, o Mobi chega com um estilo marcante e inovador. O grande destaque é a inovação da tampa traseira de vidro de alta resistência na cor preta, exclusividade entre os carros brasileiros.

A gama do novo Mobi chega composta por seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Em todas as versões, a carroceria é de quatro portas, com três anos de garantia de fábrica.

Interior

O Mobi está desenhado para transportar até cinco pessoas. Conta a favor do modelo as portas traseiras de amplo ângulo de abertura de 75 graus. Alguns concorrentes não chegam nem a 70 graus (e isso inclui o próprio Novo Uno). O maior ângulo faz muita diferença na hora de entrar e sair do banco de trás. Mas a largura no banco traseiro é de um subcompacto. Então, três adultos ficam bem apertados nesse espaço. O ideal, é levar apenas 2 adultos.

A Fiat se esforçou para melhorar os porta-objetos. Eles estão no console central e nas portas dianteiras, com opções de porta-óculos acima da porta do motorista e até console de teto com espelho (convexo) auxiliar, dependendo da versão.

Para acomodar melhor alguns objetos mais frágeis no dia a dia, é possível contar com o reforço do Cargo Box. Trata-se de uma prática e versátil caixa organizadora para o porta-malas. Ela pode ficar lá o tempo todo, ou pode ser retirada a qualquer momento. Assim, o consumidor pode levar as compras do supermercado diretamente para casa, por exemplo. Item de série já a partir da versão Like, ela pode ser adquirida como acessório Mopar no caso das configurações Easy e Easy On.

O porta-malas do Mobi conta com apenas 235 litros (sem o Cargo Box). E fica a ressalva que o “Cargo Box” diminui, e muito, o espaço no porta-malas.

Todas as versões do Mobi contam banco traseiro bipartido de série, podendo ser rebatido só em um dos lados ou nos dois, aumentando o volume para bagagem. Ainda é possível ampliar o espaço do porta-malas com as duas posições do encosto do banco traseiro.

Por dentro, o Fiat Mobi traz textura especial na porção central do painel e nas portas. O painel engloba o espaço para o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar – redondas nas pontas e quadradas no centro – e o bloco formado pelos comandos de ventilação/ar-condicionado.

O quadro de instrumentos conta com iluminação LED, além de um display de 3,5 polegadas que traz informações do nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Possui ainda indicação para a troca de marcha (Shift Up/Down), instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo.

Tecnologia acessível

Todas as versões do Mobi trazem o sistema ESS (da sigla inglesa para sinalização de parada de emergência). Em caso de frenagem brusca, o pisca-alerta é acionado para alertar o motorista que vai atrás, juntamente com as luzes de freio tradicionais. Outro recurso extremamente útil é o Lane Change. Com apenas um leve toque na alavanca da seta, as luzes de direção piscam por cinco vezes, dando mais segurança em mudanças rápidas de faixa.

Também estão disponíveis (como opcionais), visor multifuncional de TFT no quadro de instrumentos, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro, além de retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down para auxiliar nas manobras de estacionamento (ao engatar a ré ele reposiciona a imagem do espelho retrovisor direito para melhor visualização de obstáculos).

A partir das versões Like, o consumidor tem como opção o sistema de som, sempre com comandos no volante e conexões Bluetooth com entradas USB e auxiliar, também usado no Uno e no Jeep Renegade.

Eficiência

Com apenas 907 kg, o Mobi é um dos carros mais leves do Brasil, o que traz benefícios na economia de combustível. O Fiat Mobi também é eficiente para o bolso do consumidor, pois além de ter preços competitivos, sua manutenção será simples, com custos baixos. Esse é um dos pontos altos do motor Fire Evo Flex 1.0, de até 75 cv de potência (com etanol).

Mas o fato é que esse é um motor velho. O FIRE 1.0 já tem mais de 15 anos! E enquanto grande parte da indústria aposta em motores muito mais eficientes de 3 cilindros (Volkswagen, Nissan, Hyundai, Ford), a Fiat ainda insiste em usar um motor muito obsoleto, num modelo que é lançamento.

Com o motor FIRE 1.0 e o câmbio manual de cinco marchas, o Mobi tem velocidade máxima de 153 km/h (Gasolina) / 154 km/h (etanol) e acelera de 0 a 100 km/h em 14s3 (gasolina) / 13s4 (etanol).

Estrutura

Primeiro veículo compacto inteiramente novo desenvolvido após a completa fusão que gerou o grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles em 2014, o Fiat Mobi inova em alguns pontos. A Fiat informa que o monobloco herdou somente a parede de fogo (a divisão entre o cofre do motor e a cabine) do Novo Uno. No mais, a marca fala em partes inéditas, seja pela necessidade de reduzir peso, pelas dimensões do carro ou simplesmente por questões estilísticas. Mas o fato é que a tecnologia utilizada na construção do Mobi, utiliza praticamente os mesmos processos do Novo Uno. Assim, não dá para esperar uma qualidade exemplar no novo produto.

Detalhes da gama do Mobi

Sempre com quatro portas, motor Fire Evo Flex 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Mobi tem seis versões. Dessa forma, a estrutura da linha se apresenta da seguinte forma:

Mobi Easy – R$ 31,9 mil. A versão Easy apresenta como principais itens de série banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

Mobi Easy On – R$ 35,8 mil. Em relação à Easy, ela ganha de série o ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além do estilo das rodas de 14 polegadas. Esta versão não possui opcionais.

Mobi Like – R$ 37,9 mil. Por sua vez, a configuração Like agrega o conteúdo da Easy On, com o acréscimo de vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Like On – R$ 42,3 mil. Somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

Mobi Way – R$ 39,3 mil. A versão Way traz todos os itens da opção Like, com uma dose extra de aventura e jovialidade. Seus diferenciais são as barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Way On – R$ 43,8 mil. A configuração Way On completa a gama do Fiat Mobi. Ela repete o visual mais robusto da Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

Mercado

A Fiat fala que o Mobi terá vida própria, sem entrar em conflito com o Novo Uno 1.0, ou o Palio FIRE. Mas na prática, a teoria será outra. A gama da Fiat, em modelos de entrada, ficou uma “confusão” para o consumidor. Pode até ser que o Palio FIRE mantenha o seu foco num cliente frotista. Mas o novo Mobi, certamente, vai canibalizar bastante o próprio Uno. E ainda que o Mobi seja um veículo muito bonito, ele peca em qualidade mecânica e técnica. Assim o novo Mobi entra como mais uma opção na categoria de subcompactos. Mas faltam atributos técnicos para o Mobi superar concorrentes como Up, March e Ka. 


Fonte: Jorge Augusto e fotos de divulgação


Veja mais fotos:

Comente