Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 06 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

Novo Audi TT Coupé é avaliado em Sorocaba

Notícia publicada em 15/02/2016



Novo Audi TT Coupé é avaliado em Sorocaba

Empresário acelera e aprova o novo cupê esportivo com motor de 230 cv

Mais uma vez o portal Sorocaba.com sai na frente, e convida um empresário para conhecer e opinar sobre o esportivo Audi TT. Para isso, convidamos Pedro Carvalho, proprietário do Espaço Moinho Velho,onde fica a conceituada balada WK. Confira agora a matéria do Audi TT, com o depoimento do nosso convidado.

O novo Audi TT

Em Maio de 2015, a Audi apresentou no Brasil a terceira geração do Audi TT. Muito mais que um carro esportivo, o Audi TT esbanja tecnologia de ponta. Pra começar, foi o primeiro carro da Audi (no mercado brasileiro) a romper com o tradicional. O grande destaque é o “Virtual Cockpit”, que aposenta de vez os tradicionais ponteiros e marcadores no painel do carro. Além disso, o novo TT traz um design que sugere mais força e esportividade. Aliás, muito se vê do superesportivo Audi R8 no TT.

O Audi TT Coupé é oferecido com motor 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv (19 a mais do que na geração anterior) e o câmbio S tronic de seis marchas e dupla embreagem. Nessa matéria trazemos a avaliação do Audi TT Ambition, com todos os opcionais.

Estilo provocante

Em sua terceira geração, o TT traz design marcante e futurista, somado a uma inovadora experiência tecnológica. Entre os destaques está a grade dianteira Single frame mais larga e baixa. Aliás, essa grade é a nova assinatura utilizada nos modelos mais recentes da Audi.

Agora, os faróis estão mais afilados. Cabe destacar que o TT tem uma assinatura luminosa totalmente própria, com um mescla de feixes horizontais e verticais. A versão Attraction traz faróis tipo bi-xenon, enquanto na Ambition, os faróis são inteiramente em LEDs. Nessa última, além do facho alto e baixo, existe também uma função “neblina”, incorporada no bloco principal.

Na traseira, destaque exclusivo na versão Ambition. Assim como acontece no Audi R8, as lanternas traseiras possuem luzes de seta dinâmicas. Elas correm de dentro para fora, indicando como uma seta o lado da conversão. Na versão com Xenon, a luz de seta acende de forma integral. Além disso, a terceira luz do freio é extremamente fina, posicionada sob a borda do defletor traseiro.

Outro detalhe de estilo funcional é a “asa” traseira. Quando o carro atinge 120 km/h, um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas. Isso também pode ser operado manualmente pelo motorista, em baixa velocidade, através de um botão no painel do carro. Mas acima de 130 km/h, não é possível fechar o spoiler, através do botão.

Interior inovador

No TT, a Audi rompeu com o tradicional inovando em vários conceitos. Assim o carro tem menos botões, numa concepção minimalista. Truques de design, permitiram aos estilistas criar um painel de instrumentos “CLEAN”. O conjunto de instrumentos e a tela MMI foram combinados para formar uma unidade digital central: o invovador Audi Virtual Cockpit (uma tela única na frente do motorista que substitui mostradores de ponteiros e a tela central). No TT, não existe uma tela central no carro. Tudo esta no Virtual Cockpit em frente ao motorista.

Outra mudança aconteceu nos controles do sistema de ar-condicionado. Agora eles estão totalmente integrados às saídas de ventilação. As saídas de ar redondas são inspiradas nos motores a jato, com seu design lembrando turbinas. As aberturas de ar contêm os controles dos sistemas de ar-condicionado. Os controles de temperatura, direção, distribuição e intensidade do fluxo de ar ficam no centro de cada um dos difusores. No sistema de ar-condicionado automático, de série na versão Ambition, o controle selecionado é indicado em pequenos mostradores digitais.

Seguindo a filosofia de um típico esportivo, o TT traz bancos esportivos, com apoios de cabeça integrados, e mais baixos do que no modelo anterior.

O novo volante multifuncional com desenho arrojado possibilita operação total do sistema de navegação e configuração do carro. Ele é item de série nas duas versões. Com três braços e base plana, os raios trazem detalhes em alumínio, além de oferecer a possibilidade de trocas de marchas pelos shift paddles.

Próximo a alavanca de câmbio, está o comando central giratório do MMI, que agora foi simplificado, reduzindo de quatro teclas de controle, para apenas duas. Na versão avaliada, estava disponível o “touch” do MMI, que permite desenhar letras, com os dedos.

O TT traz a configuração de 2+2 assentos. Na prática, são apenas dois assentos. Os traseiros só servem para levar crianças bem pequenas, ou cachorros. O porta-malas também é pequeno com módicos 305 litros de capacidade (13 litros mais do o anterior). Se necessário, pode ser ampliado pelo rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

Tecnologia de ponta

Como a maior inovação no Audi TT, está a avançada tecnologia embarcada. Pra começar, o novo volante multifuncional permite ativar praticamente todas as funções do cockpit virtual, sem tirar as mãos do volante. Tudo através de botões.

Outra novidade é o novo terminal MMI no console central. Duas teclas ativam os menus, que são: navegação (opcional), telefonia, rádio e mídia. O motorista ainda pode “escrever” usando o touchpad no topo do botão de pressão rotativo. A estrutura do menu do MMI é semelhante aos smartphones. Todas as funções importantes podem ser acessadas diretamente pelas teclas de seleção.

Virtual Cockpit

Aposentando de vez os ponteiros no painel, a Audi Virtual Cockpit é na verdade uma grande tela de alta resolução. Assim, ao toque de botões no volante, o motorista pode optar entre dois modos de exibição: na versão clássica, o velocímetro e o conta-giros ficam maiores nos cantos com uma pequena exibição gráfica ao centro.

No modo progressivo, os instrumentos virtuais (velocímetro e conta-giros) são menores. Utilizando este modo, o sistema disponibiliza uma ampla área de tela para outras funções, como o mapa de navegação GPS (opcional na versão Attraction e de série na Ambition).

Com resolução de 1.440 x 540 pixels, a tela de 12,3 polegadas gera imagens precisas e brilhantes. Na borda inferior do Virtual Cockpit, os mostradores da temperatura exterior, hora e quilometragem são visíveis permanentemente. Símbolos de advertência ou informação também podem ser mostrados ali.

Motor e câmbio

Agora, o motor 2.0 TFSI chega com 230 cv de potência. Ele reúne várias tecnologias modernas como: duplo sistema de injeção (indireta e direta totalizando 8 bicos), o sistema de acionamento de válvulas (Audi Valvelift System - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote. Esse motor turbo entrega torque de 370 Nm entre 1.600 e 4.300 rpm. A transmissão é a Stronic de dupla embreagem com seis marchas. Trata-se da mesma transmissão que equipa o esportivo Audi S3. Ainda que alguns afirme que o motor do Audi TT é o mesmo do Golf GTI, isso não é verdade. Eles usam a mesma tecnologia, e são bem parecidos. Mas no TT, existem diferencias de programação e itens exclusivos como o Audi Valvelift System.

Com esse conjunto, o Audi TT acelera de 0 a 100 km/h, em apenas em 5,9 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Além de potente, o TT é eficiente. Na estrada, o cupê percorre até 12,7 km/l e, na cidade, são 9,9 km/l. Na avaliação do Inmetro, o TT recebe classificação “A” na sua categoria.

Outro sistema disponível que auxilia na dirigibilidade é o Audi Drive Select, equipa a versão Ambition. Ele controla as características do motor e a assistência da direção. O motorista pode optar entre os modos comfort, dynamic e individual. O Audi Drive Select também intervém em vários módulos, entre eles o câmbio S tronic. O modelo ainda conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), de multiestágios. Ele pode ser desativado tanto parcial como totalmente. Vale destacar que o TT Coupé traz apenas tração dianteira. A versão integral estará disponível apenas nas versões TTS (no segundo semestre).

Launch Control

Para quem gosta de ainda mais esportividade, o TT vem equipado com o sistema de Launch Control (ou controle de largada). Como ele, o motorista pode desligar o controle de tração, colocar o câmbio em modo esportivo e fazer uma arrancada bem impressionante. Para isso, basta pisar no freio com um pé, e acelerar o carro com o outro. O conta-giros vai subir para perto de 4 mil RPM. No momento que o motorista soltar o freio, o carro vai arrancar com tudo que pode, inclusive cantando pneu.

Dirigibilidade

Fato que o Audi TT é um carro para quem gosta de correr e pilotar. Sua direção é incrivelmente direta e suas manobras são precisas. A suspensão mais firme garante toda a diversão em curvas rápidas. Como o carro é baixo, praticamente não existe inclinação de carroceria, mesmo nas manobras mais radicais. É difícil não abusar da velocidade ao volante do TT. O motorista tem a total sensação de “trilho” atrás do volante.

Ainda que o TT atenda algumas necessidades básicas de conforto na cidade, fica clara sua vocação de velocidade na estrada. Como todo típico esportivo, o motorista precisa de muita atenção em obstáculos, como lombadas e valetas, pois o TT é baixo. Além disso, entrar e sair do carro, exige certo esforço, por conta da carroceria baixa. É preciso curtir um esportivo, para não se incomodar com isso.

Equipamentos nas versões

Tanto a versão Attraction como a Ambition trazem de série o Audi Sound System, com potência de 155 watts e nove alto-falantes. O sistema de som Bang & Olufsen, oferecido como opcional para a versão Ambition tem amplificador com 14 canais e 12 alto-falantes, cujas bordas possuem um discreto condutor de luz de intensidade ajustável. Com o som Bang & Olufsen, a qualidade de áudio realmente impressiona. Alguns vão achar a qualidade comparável aos melhores HOME THEATERS.

De série na versão Ambition (e opcional na Attraction), o rádio MMI plus com sistema de navegação é outro item tecnológico. O mapa de navegação é mostrado na grande tela, à frente do motorista, identificando através da tecnologia 3D pontes, viadutos, túneis e pontos de interesse ao longo da rota. O sistema possui ainda um tocador de DVD, duas entradas para cartões de memória, conexão Bluetooth e disco rígido com mémoria interna (Jukebox) de cerca de 10 GB. Uma novidade importante do rádio MMI plus é o novo comando por voz, que aceita ordens mais complexas, facilitando a operação segura com o carro em movimento.

Preços

O novo esportivo chega ao mercado com os seguintes preços: a versão de entrada Attraction custa R$ 226 mil e a Ambition, sai por R$ 247 mil. Essa acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de alumínio de 19 polegadas.

Os opcionais são Pintura Metálica/Perolizada/Amarelo Vegas por R$ 2 mil; radio MMI plus com sistema de navegação (na versão Attraction) por R$ 12,5 mil; o Kit Esportivo S-Line por R$ 9,5 mil e o Pacote Advanced que engloba Keyless-Go; Sensor de Estacionamento Dianteiro e Sistema de Som Bang & Olufsen por R$ 10,5 mil.

Depoimento

Pedro Carvalho é empresário, e proprietário do Espaço Moinho Velho na cidade de Sorocaba.

Principal Destaque: Certamente a dirigibilidade é surpreendente. O Audi TT é um carro totalmente “na mão”. Um autêntico esportivo em sua essência de concepção. O carro faz curvas perfeitas, dando ao motorista um controle absoluto. E o desempenho também faz jus a reputação. Ele é simplesmente ideal para quem gosta de pilotar.

Pontos Positivos: São vários, mas vou começar pelo design fantástico, tanto interno, quanto externo! Adorei os controles integrados do ar condicionado, nas saídas de ar. Isso deixou o painel totalmente “Clean”. Outro destaque é o impressionante painel virtual. Ele é super funcional, dando 100% de atenção ao motorista. A informação disponível é completa e rápida. Além disso, gostei muito do volante, com seu desenho esportivo e os controles totalmente integrados. Outra coisa legal é o sistema do “touch” no MMI, que permite escrever, tanto no GPS, quanto na agenda telefônica. Por fim, a sonorização do escapamento completa a pegada realmente esportiva do Audi TT.

Pontos Negativos: Por ser um carro esportivo, a suspensão é um pouco dura e baixa para uso cotidiano. É preciso atenção em lombadas e valetas. E pelo mesmo motivo, entrar e sair do carro exige certo esforço, em lugares apertados, como garagens ou ruas inclinadas. Tudo isso, pode ser cansativo em uso constante.

Conclusão: Certamente, o Audi TT surpreendeu todas as minhas expectativas. Definitivamente, eu teria ele como um segundo carro, para uso de final de semana, e em viagens por estradas de boa qualidade. Um carro realmente divertido, moderno e muito empolgante.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


Veja mais fotos:

Comente