Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC Coupé é avaliada em Sorocaba

Notícia publicada em 23/05/2016



Mercedes-Benz GLE 400 4MATIC Coupé é avaliada em Sorocaba

Empresário, e cliente frequente da marcar, avalia o SUV com estilo cupê da Mercedes-Benz

Nessa matéria, trazemos o mais novo SUV da familia Mercedes-Benz. O GLE 400 4MATIC Coupé chega para concorrer diretamente com a BMW X6. Mais do que isso, convidamos um cliente frequente da marca, para dar a sua opinião sobre o novo produto da gama Mercedes-Benz. Vitório Jerônimo é empresário do setor de turismo há mais de 37 anos.

O GLE 400 Coupé

O GLE Coupé é a mais nova adição ao portfólio dos coupés Mercedes-Benz, que já conta com os clássicos de duas-portas das séries C, E e S e dos coupés de quatro portas CLS e CLA. No Brasil, o modelo chega exclusivamente com um motor V6 biturbo que atinge de 333 cv. Outra novidade é a transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas, além da tração integral permanente 4MATIC.

Dynamic Select

Entre os destaques do GLE Coupé está o DYNAMIC SELECT. Através desse sistema, o motorista pode escolher entre cinco modos de condução: INDIVIDUAL, COMFORT, SLIPPERY, SPORT e SPORT+. Eles são selecionados por meio da tecla rotativa localizada no console central. Instantaneamente, são realizadas mudanças na lógica da transmissão, sensibilidade do acelerador, peso da direção, sistema de tração, e se equipada na suspensão à ar.

Esses acertos pré-programados, que integram todos os sistemas de controle do veículo, transformam a condução do veículo. Os modos SPORT e SPORT+ deixam o GLE Coupé bastante esportivo. Nesses modos, a suspensão AIRMATIC é rebaixada, e fica mais dura. As trocas de marchas são elevadas e o acelerador responde de forma mais sensível.

Já o modo COMFORT é o oposto. Essa opção dá ênfase aos parâmetros de bem-estar, proporcionando uma rodagem suave e sem esforço, mostrando uma resposta suave aos comandos do condutor. A suspensão fica bem macia e o acelerador suave. Além disso, o som do motor é reduzido para um timbre agradável.

No modo SPORT+ existe uma peculiaridade. O mostrador central indica a aceleração longitudinal e lateral, além do ângulo do volante, por meio de um gráfico automobilístico. Até mesmo a atuação da suspensão e exibida, indicando a carga de amortecimento.

Já a função SLIPPERY otimiza a dirigibilidade em superfícies com baixos coeficientes de atrito, como na lama, na grama e outros tipos de pisos escorregadios.

Existe ainda o modo INDIVIDUAL. Esse permite ao condutor programar e registrar sua preferência pessoal em cada um dos modos de controle. O motorista pode escolher uma suspensão mais esportiva, com um volante mais suave. Ou seja, como ele preferir.

Tração integral 4MATIC com transmissão 9G-TRONIC

O GLE Coupé traz a nova geração de transmissão automática batizada de 9G-TRONIC. Ela conta com nove marchas, e esta associada a uma tração integral. A enorme disponibilidade de marchas permite ao GLE fazer coisas como: arrancar em segunda marcha para economizar combustível; usar a primeira marcha para situações onde a força extrema seja necessária, e utilizar a oitava e nona marcha para economizar combistível em velocidade de cruzeiro.

Já a tração é sempre integral no 4MATIC. A distribuição nominal de torque é de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro. Mas a distribuição pode mudar de acordo com necessidade, pois o 4MATIC trabalha integrado aos controles ASR, ESP com Curve Dynamic Assist, o sistema 4ETS de tração integral. Esse ultimo, bloqueia sempre a roda que está perdendo tração, com a atuação do freio individual.

Suspensão AIRMATIC com ADS Plus

Outro diferencial é a suspensão pneumática AIRMATIC reprojetada especificamente para o GLE Coupé. Ela é oferecida pela primeira vez com o sistema de amortecimento variável ADS Plus. O sistema de amortecimento modifica suas características de acordo com o modo de condução selecionado. Assim, essas molas à ar, se ajustam de forma individual para melhor controle da suspensão. Além da rididez, também é possível subir ou descer o nível da suspensão.

Essas condições de condução são detectadas por meio de um sensor do ângulo do volante, quatro sensores de rotação nas rodas e também a velocidade detectada pelo ESP e pelo pedal do freio. A unidade de controle utiliza esses sinais para ajustar continuamente a força de amortecimento para cada roda.

Motor V6 biturbo

O GLE 400 4MATIC Coupé traz motor biturbo V6 com injeção direta de gasolina, que gera até 333 cv de potência máxima, e 480 Nm de torque, a partir de 1.600 rpm.

Esse motor também é utilizado em outros modelos da Mercedes-Benz, como o roadster SL 400. Esse motor chega para substituir antigos motores V8, menos eficientes quanto ao consumo. A tecnologia BlueDIRECT, permite maior eficiência sem a perda da potência. A potência máxima é obtida entre entre 5.250 e 6.000 rpm. e a curva de torque é plana entre 1.600 a 4.000 rpm.

Com esse motor, mais a transmissão 9G-Tronic, o GLE 400 vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcança máxima de 247 km/h limitada eletronicamente. E isso, com um veículo pesando incríveis 2.180 kg.

Muitos equipamentos

Como um modelo topo de gama, o GLE traz a tecnologia LED de ponta da Mercedes-Benz em seus faróis, luzes de condução diurna, lanternas traseiras e na terceira luz de freio. Aliás, nos faróis está presente o ILS (Intelligent Light System). Um sistema de motores faz o alinhamento dinâmico do facho de luz dos faróis, sempre mantendo a melhor iluminação possível em todas as situações de condução. Eles também dispensam os faróis auxiliares dianteiros (neblina). Além disso, pela primeira vez o pacote de espelhos inclui a projeção da estrela da Mercedes-Benz no chão, ativada na abertura e fechamento do veículo.

O GLE 400 também conta com tampa do porta-malas EASY-PACK com abertura e fechamento elétricos e câmera de ré com guias dinâmicas na tela. Para facilitar sua condução na cidade, esta presente o Active Parking Assist que auxilia em manobras para entrar ou sair de vagas longitudinais e perpendiculares.

A GLE 400 traz a última geração do COMAND Online, e conta com um display TFT de 20,3 cm (8 polegadas) e um touchpad intuitivo. O equipamento também inclui um DVD player e o sistema de áudio Harman Kardon Logic 7 de alta fidelidade.

Configuração para o Brasil

Para o mercado brasileiro, o GLE Coupé traz o visual esportivo com o exterior AMG Line, incluindo os spoiler dianteiro e traseiro AMG e rodas de liga leve com 21 polegadas, mas com pneus de medidas diferentes. Na frente são 275/45 R21 e na traseira 315/40 R21.

Existe ainda o pacote Night, com a barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos externos em preto com alto brilho.

O interior pode ser configurado dependendo do gosto pessoal. As opções vão do interior preto pérola, preto pérola com costuras vermelhas e porcelana e preto, todos em couro NAPPA. O interior AMG Line transfere o visual esportivo para dentro do veículo com itens como os bancos esportivos AMG, o volante esportivo AMG, detalhes em couro napa e pedais esportivos de alumínio.

As duas versões do modelo, GLE 400 4MATIC Coupé e GLE 400 4MATIC Coupé Night chegam ao mercado brasileiro com preços sugeridos de R$ 419 mil e R$ 429 mil respectivamente. Para conhecer uma oferta de veículos da Mercedes-Benz, clique AQUI!

Depoimento

Vitório Jerônimo é empresário, atuando há mais de 37 anos no setor de turismo, e também é dono da conhecida balada Kapitan, que fica na Avenida Barão de Tatuí, na cidade de Sorocaba.

Principal destaque: Ainda que o GLE seja um veículo bem grande, afinal se trata de um SUV, ele é muito prático e leve para ser conduzido. Para mim, foi um surpresa a versatilidade observada, mesmo quando comparado aos demais sedans da Mercedes-Benz.

Pontos positivos: Gostei do desempenho. Ele é bastante compatível com a proposta SUV do modelo. Também me agradou bastante o espaço interno. Ele é excelente, e muito bem organizado. Outro destaque é o campo visual. O motorista tem boa visibilidade, o que facilita a condução. E por fim, o nível de conforto, a qualidade e a tecnologia embarcada, estão alinhados com o que existe de melhor no padrão típico da marca Mercedes Benz.

Pontos negativos: O único ponto de crítica é que pela GLE 400 ser um veículo muito grande, o motorista precisa reaprender o espaço de frenagem. Esse é bem diferente dos sedans da Mercedes-Benz. De resto, não tenho outras críticas.

Conclusão: Certamente, estamos falando de um produto muito bom. Ele conta com muita tecnologia agregada e a significativa marca da “Estrela”. Porém, tem um valor um pouco alto, considerando a categoria de produtos. Ainda sim, recomendo a aquisição para os interessados nesse tipo de veículo. 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


Veja mais fotos:

Comente