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Sorocaba, 10 de Dezembro de 2019

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Jeep Renegade Trailhawk pronto para a aventura

Notícia publicada em 24/08/2015



Jeep Renegade Trailhawk pronto para a aventura

Alta capacidade no fora de estrada, define a versão Trailhawk

Ninguém duvida do sucesso que o Jeep Renegade vem fazendo no mercado nacional. Aliás, o modelo já aparece entre os mais vendidos em sua categoria. Lançado oficialmente em março de 2015, o Renegade 2016 chegou para reinventar o segmento dos crossovers e utilitários-esportivos. Mas, entre todas as versões oferecidas no mercado brasileiro (Sport e Longitude), nenhuma é tão especial quando a Trailhawk. Com verdadeira vocação no 4x4, essa versão, além de receber importantes mudanças em sua estrutura, também representa o topo de linha da família Renegade.

O Renegade Trailhawk, traz em seu DNA a melhor combinação entre um veículo para o trânsito urbano, com um excelente desempenho no fora de estrada. Como acontece em todas as versões à diesel do Renegade, ele conta com o exclusivo câmbio de nove marchas e motor 2.0 litros MultiJet II turbodiesel. Outra característica marcante das versões à diesel é a tração 4x4.

Estilo

O Renegade foi inspirado no porte do Jeep Wrangler. Porém, ele adiciona traços modernos e arrojados. E a versão Trailhawk incorpora ainda mais o verdadeiro espírito Jeep. Com diversas modificações estéticas, essa versão traz elementos marcantes, como os ganchos dianteiros e traseiros expostos nos para-choques, pintados em vermelho. Ela também tem maior altura em relação ao solo, o que possibilita ótimos ângulos de entrada e saída. Aliás, o pára-choque dianteiro é bem diferente das outras versões, principalmente na parte de baixo, visando melhor mobilidade no fora de estrada.

Outro diferencial dessa versão é a opção do teto solar duplo com estrutura opaca. Em vez do vidro, existe uma placa de material composto. Como todo teto-solar, a parte da frente pode ser aberta e basculada. Já a parte de trás é fixa. Mas o grande diferencial, é que ambas as placas podem ser desmontadas do teto! Isso mesmo, com uma chave especial, o cliente retira as duas placas e pode guardá-las no porta-malas, numa bolsa específica. Isso deixa o Renegade Trailhawk no melhor estilo Jipe.

Interior

Em geral, todas as versões do Jeep Renegade contam com uma cabine inspirada num visual bastante enérgico, remetendo à lendária herança da marca. O interior conta com elevado padrão de acabamento. Batizada pelos designers de “Tek-Tonic”, a linguagem estilística do habitáculo mistura formas sutis com detalhes mais rústicos e funcionais.

O painel, por exemplo, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro dianteiro, indispensável no uso off-road e inspirado no irmão maior, o Jeep Wrangler. E na versão Trailhawk existem alguns outros elementos que lembram a proposta 4x4. O conta-giros, por exemplo, traz a região de limite de giro pintada em marrom, fazendo alusão ao barro.

As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como as molduras da base da alavanca do câmbio e dos alto-falantes nas portas. O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. Outro destaque é o assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.

Motor turbo diesel

O Jeep Renegade Trailhawk vem equipado com um eficiente motor turbo-diesel. Aliás, o Renegade é o único SUV Compacto da categoria a oferecer motor à diesel, no Brasil.

Batizado de MultiJet II, esse motor turbo quatro cilindros de 2 litros entrega até 170 cavalos de potência máxima à 3.750 RPM. O torque também é elevado, com expressivos 35,7 kgfm já a partir de 1.750 RPM. Esse motor traz a tecnologia MultiJet de segunda geração. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar) de forma avançada. Os injetores do tipo solenoide são capazes de trabalhar múltiplas vezes em cada ciclo de combustão, para diminuir o consumo de diesel. A turbina de geometria variável, permite boa potência em alta velocidade, como rápido torque em baixas rotações.

Câmbio automático de nove marchas

A versão Trailhawk, assim como todas as outras à diesel, trazem um eficiente câmbio automático de nove marchas. Essa transmissão assegura muitos benefícios. Além de ajudar muito na economia de combustível, permite fortes acelerações graças a uma enorme gama de relações. Além disso, permite um funcionamento muito suave mesmo em velocidades altas. Afinal, a 120 km/h em velocidade constante, o ponteiro do conta-giros marca um pouco mais que 1.000 RPM. Ainda que esse seja um câmbio automático, o motorista quase tem a sensação de estar dirigindo um veículo com câmbio CVT (continuamente variável). Com tantas relações de marcha, em vários momentos, não dá para perceber a troca de marcha. Essa situação é mais nítida quando o carro está em velocidade, e nas marchas mais altas. Consequentemente, o conforto é algo que se destaca durante a condução.

Desempenho

Esse eficiente conjunto de motor e câmbio, permite ao Renegade Trailhawk atingir números bem expressivos. Mesmo pesando 1.674 kg, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos. E a velocidade máxima é de 190 km/h. Porém, ele também consegue ser muito econômico. Mesmo dentro da cidade, são possíveis médias de até 13 km/l. E na estrada, a marca passa dos 16 km/l!
Ainda que o motor não seja tão silencioso como modelos à gasolina, praticamente não existe vibração do motor à diesel na carroceria do carro.

Tecnologias avançadas

É inegável o nível tecnológico presente no Jeep Renegade. Além da plataforma moderna e robusta, o Renegade conta com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, vem equipado com freio de mão com acionamento elétrico e programa de estabilidade eletrônico em todas as versões. Faz parte do pacote: coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; HDC - Controle eletrônico de velocidade em descidas; ar condicionado automático dual zone; câmera de estacionamento traseira; aletas para trocas de marcha no volante; sensor de estacionamento traseiro; banco do motorista com regulagem de altura e Hill Start Assist - auxílio de partida em subidas.

De série, a versão Trailhawk sempre sai equipada com sistema multimedia Uconnect Touch. De fábrica, o sistema vem com tela coloridas de 5 polegadas. Mas existe um pacote opcional que muda para uma central com tela de 6,5 polegadas. Ambas contam com conexão Bluetooth, comandos de voz e navegação GPS. O pacote da central de 6,5 polegadas acrescenta também sistema de audio premium Beats com 8 alto falantes e subwoofer; Banco do motorista com regulagem elétrica (inclusive lombar) e faróis com iluminação Xenon.

Especificamente na versão Trailhawk, existe uma diferença expressiva no painel de instrumentos. Entre os marcadores de velocidade e conta-giros, existe uma tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas. Ela é a maior do segmento, e permite acessar diversas informações sobre o carro, que vão muito além de um simples computador de bordo. O motorista pode acessar enorme gama de opções de configuração do veículo, e até escolher quais dados vão aparecer nessa tela. Tudo isso é feito pelos botões presentes no volante multifuncional.

A versão avaliada também estava equipada com o sistema Park Assist, de estacionamento autônomo. Assim, ao apertar de um botão, o motorista pode contar com o auxílio que manobra e estaciona (e retira) o carro da vaga, quer ela seja paralela ou transversal. Basta seguir as informações no painel, e o motorista só precisa acelerar e frear. O volante vira automaticamente nas manobras.
Equipamentos específicos do Trailhawk

Como uma versão diferenciada, a Trailhawk acrescenta alguns equipamentos exclusivos, sejam eles estéticos ou funcionais. Entre os funcionais podemos destacar: seletor para 5 tipos de terreno; rodas em liga aro 17 polegadas e pneus 215/60 de uso misto; protetor de transmissão; protetor de tanque; protetor de cárter; suspensão com altura mais elevada do solo e ganchos de reboque vermelhos (2 dianteiros e 1 traseiro). No quesito conforto, essa versão acrescenta: espelho interno eletrocrômico; sensor de chuva; acendimento automático dos faróis e uma prática lanterna removível (com iluminação LED) instalada na parte interna do porta-malas.

Entre as mudanças estéticas destacam-se: molduras do painel e console na cor vermelho rubi; forração do teto na cor preta; rack do teto na cor cinza; retrovisores externos na cor cinza; adesivo no capô e alavanca do câmbio com revestimento em couro.

Elevado desempenho no fora de estrada

Desenvolvido para entregar a versatilidade e a capacidade fora de estrada da Jeep, o Renegade é o primeiro veículo do grupo FCA a utilizar a nova arquitetura “Small-Wide 4x4”, que nasceu para gerar um SUV compacto com tração 4x4. Esse Renegade tem 22,3 cm de altura do solo, para elevar o padrão do desempenho no uso off-road dentro de seu segmento. Assim o ângulo de ataque é de 31,3 graus, enquanto o de saída é de 33 graus.

Trazendo a tecnologia 4x4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 oferece a mais avançada tração 4x4 do segmento. O sistema é capaz de enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.

Preço

O Jeep Renegade Trailhawk tem preço de venda à partir de R$ 116,9 mil. Entretanto, se o cliente não necessitar das capacidades extremas, no fora de estrada, oferecido pela versão Trailhawk, pode encontrar uma alternativa muito interessante na versão Sport à diesel. Essa versão mantém todas as características da tração 4x4, bem como o motor turbo diesel e o câmbio de nove marchas, por um preço a partir de R$ 99,9 mil.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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