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Sorocaba, 12 de Dezembro de 2019

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Empresária avalia Mini Cooper S 5 portas

Notícia publicada em 04/08/2015



Empresária avalia Mini Cooper S 5 portas

Versão 5 portas entrega mais espaço, com muito estilo e tecnologia

O Mini Cooper sempre foi exemplo de estilo e exclusividade. Seu visual retro, realmente o distingue dos demais carros compactos. Competindo no segmento de carros Premium, o Mini Cooper tem sempre um cliente muito específico, que valoriza o design e a tecnologia. Justamente por isso, convidamos uma empresária que já é cliente da marca, para avaliar a versão 5 portas do novo Mini Cooper S.

Um pouco da história

Em Junho de 2014, o BMW Group revelou o novo Mini para o mercado brasileiro. E no salão do automóvel (em Outubro de 2014) foi a vez da versão cinco portas do Novo Mini ser revelada. Em Março desse ano, o Mini “5 portas” chegou as ruas. Vale esclarecer que o Mini “5 portas”, tem na prática quatro portas. A chamada quinta porta (pela Mini) é na verdade a tampa do porta-malas, que também dá acesso ao habitáculo do veículo.

Mudança radical estilo

Diferente de muitos carros que mudam no ano/modelo com apenas um para-choque novo, o Mini realmente foi reinventado na terceira geração. E na versão 5 portas, ele está mais longo. Realmente trata-se de um produto maior.

Pra começar, o Mini cresceu mesmo. A distância entre-eixos aumentou 72 mm, o que abriu espaço para três assentos na parte traseira. Além disso, o novo modelo tem 3,98 m de comprimento, 161 mm a mais em relação ao MINI Hatch 3 portas. Já a largura permaneceu igual, com 1,72 m, e a altura foi aumentada em 11 mm, para 1,42 m. Por fim, o espaço do porta-malas agora oferece 278 litros – 67 litros a mais do que no modelo de três portas.

Com maior tamanho, o conforto também melhorou, em função do espaço maior. Assim, os bancos contam com melhor ajuste na dianteira, e na traseira, mais espaço para os pés e ombros dos passageiros. Detalhe muito interessante, é que essa nova plataforma do Mini, também é compartilhada com a nova BMW série 2.

Motor 2.0 litros turbo

Abandonando de vez o motor turbo 1,6 litro, o novo Mini Cooper S traz um motor completamente novo. Ele vem equipado com um motor 2 litros TwinTurbo à gasolina de 4 cilindros, com potência máxima de 192 cavalos. Do cabeçote para baixo, esse motor é exatamente igual ao encontrado na BMW Série 3 versão 320i. Além do cabeçote diferente, na BMW o motor é Flex, enquanto o Mini só roda à gasolina.

Destaque para o elevado é “rápido” torque. São nada menos que expressivos 300 Nm, já disponíveis à 1.250 RPM. Assim, com pouco mais que a rotação de marcha lenta, o carro já esta pronto para entregar toda a força do motor. Esse motor vem associado a uma nova transmissão automática de seis marchas.

Alto desempenho

O Mini Cooper S precisa de apenas 6,8 segundos no 0 à 100 km/h e vai até impressionantes 230 km/h de velocidade máxima. E para economizar combustível, esse motor traz o Start/Stop, que desliga o motor em marcha lenta durante o trânsito congestionado. É possível desativar o sistema por um botão no painel. Dirigindo de forma suave e no modo de economia, o Cooper S consegue percorrer até 14 km/l com gasolina, na estrada em velocidade constante de 110 km/h com ar-condicionado ligado.

Suspensão inteligente

O novo MINI teve a tecnologia de suspensão amplamente revisada. Assim, pela primeira vez, a MINI oferece uma suspensão adaptativa disponível no Cooper S. Isso permite ajustar a rigidez da suspensão (ao toque de um botão), atuando diretamente no amortecedor. O cliente pode escolher entre um carro confortável, ou com o verdadeiro espírito “GO-Kart feeling”, típico dos modelos da marca. A direção com assistência elétrica também foi aperfeiçoada e traz Servotronic de série.

Modos de condução

Essa suspensão inteligente obedece aos modos de condução que o cliente pode escolher. Por meio de uma chave seletora na alavanca de câmbio (um grande anel em volta da alavanca de câmbio), o motorista tem a possibilidade de escolher entre três modos de condução. Inicialmente, o carro é ligado na configuração padrão “MID”. A opção dos modos alteram as características do acelerador e da direção, assim como o tempo de mudança de marcha e resposta da suspensão adaptativa. Para uma direção mais agressiva, basta ativar o modo SPORT. Já para uma condução com foco na economia e conforto, o modo GREEN é a escolha. E o modo MID, um carro que fica no meio termo. Dessa forma o Mini não deixa de atender o cliente que busca o carro com pegada, mas passa a atender também o cliente que procura conforto e suavidade. No modo Green, o sistema tem um software que mede como o motorista dirige. A medida que vai economizando combustível, um peixinho pula fora do aquário é pega uma estrela. Uma condução ideal justa cinco estrelas na aceleração e mais cinco na condução.

Mais tecnologia

O painel e a eletrônica embarcada também foram totalmente revistos. A mais expressiva modificação está no fato do velocímetro estar agora na coluna de direção, bem a frente do motorista, com o conta-giros ao lado. E no lugar do enorme velocímetro central, um sistema multimedia completamente novo.

Outra novidade é o botão liga/desliga, que dispensa o uso da chave para dar a partida no motor (agora a chave é presencial). Basta manter a chave no interior do carro e pressionar o botão, que se ilumina em luz vermelha e liga o motor. Esse botão continua fazendo par com os botões estilo “aviação” da década de 60, presentes no console central e no teto do carro.

Na versão Cooper S Top também está disponível um Head-Up Display de tela colorida, que exibe uma série de informações como: velocidade, instruções de navegação e funções do veículo; mensagens de check control; alertas e listas de áudio.

Central multimedia

Outra novidade é a tela de 8,8 polegadas de alta definição que engloba o sistema de navegação GPS, ampla conectividade multimedia e até mesmo um HD interno para armazenamento de músicas. Essa central conta ainda com a interface MINI Connected. Dessa forma, o usuário pode baixar em seu smartphone um aplicativo (para Android e IOS), que vai integrar diversas funções do aparelho, diretamente a central. Então, serviços como Facebook, Twitter, Foursquare, rádios on-line, feed de notícias, entre outras, podem ser vistos na tela do carro, e ter interação a partir dos controles do volante e do console.

Aliás, na versão TOP, o controle do console é do tipo “touch” e reconhece a escrita de letras e movimentos do dedo sobre um touch-pad. Para usar o MINI Connected, o smartphone precisa estar ligado por cabo, a entrada USB. Ou o usuário pode utilizar também a conexão Bluetooth com a função de viva-voz, ou reprodução de música sem o uso de fios.

O MINI Cooper S Top 5 portas traz ainda alguns itens de muito conforto e exclusividade, como por exemplo o Teto Solar Panorâmico em Cristal, que abrange tanto os bancos dianteiros quanto os traseiro, ou o sistema de som Hi-Fi Harman Kardon, com 12 autofalantes e 410 watts de potência.

O Mini Cooper S TOP ainda vem equipado com ar-condicionado automático digital de duas zonas e os avançados faróis dianteiros Full LED, com anel de iluminação. Aliás, é um “Full Led de verdade” com farol baixo, farol alto e até mesmo farol auxiliar, com iluminação LED!

Mini Excitement

Outra inovação é o Mini Excitement. Trata-se de uma exibição visual da experiência de uso do carro. Assim como alguns modernos televisores trazem leds nas partes traseiras, para ampliar a tela da TV, com uma iluminação complementar, o Mini Excitement é um anel de LED em torno da tela da central. Ele interage com os ocupantes, de acordo com a função que está selecionada. Essa interação ocorre durante a operação de diversas funções, como: Conta-giros, Volume de áudio, GPS, Ar-Condicionado e conexão Bluetooth. É como se o carro mostra-se em cores e animações, a função que esta executando. No modo de direção econômico, o anel fica verde, e no modo esportivo, fica vermelho. É possível reproduzir o conta-giros nesse anel, ou ainda a iluminação ambiente.

A versão TOP ainda traz outra exclusividade. Trata-se do sistema de segurança DRIVE ASSISTANT, batizado de Safety by Mini. Esse complexo sistema monitora diversas atividades através de uma câmera e sensores instalados no para-brisa atrás do espelho retrovisor. Ele pode fazer um monte de coisas, como: acelerar e frear o carro, mesmo como o controle de cruzeiro acionado, de acordo com o trânsito. Informar o condutor de uma eventual colisão. Desabilitrar o farol alto, se houver um carro na frente ou vindo na contra-mão. E até mesmo parar completamente o carro, numa condução urbana em baixa velocidade. Tudo isso, automaticamente. O Safety by Mini está integrado ao Head-up Display, mostrando esses alertas diretamente no campo de visão do motorista.

Segurança

É claro que ambos os modelos contam com os tradicionais sistemas de segurança como Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e Controle Dinâmico de Tração (DTC) além de uma série de outros subsistemas derivados, que visam assegurar a plena trajetória do carro, nas mais diversas situações de condução. E no caso de uma eventualidade, seis air-bags para proteção.

Curiosidades

Existem ainda algumas curiosidades no novo Mini. Na versão Cooper, o carro vem com pneus tradicionais, e com um estepe suplementar. Já a versão Cooper S, o carro vem com pneus Run Flat (que podem rodar por mais 100 km, mesmo furados). Então, a versão Cooper S não possui o estepe. Isso porque a saída de escapamento central ocupa o espaço onde ficaria o estepe. Ainda que a chave seja totalmente presencial, ela perdeu o simpático visual de “pirulito” e o encaixe inverso, no painel do carro. Ou ela fica guardada no bolso, ou no console do carro.

Outro recurso muito interessante é o sistema de Lauch Control. Com ele o motorista consegue usar toda a esportividade do carro. Seguindo uma manual eletrônico na própria central, o Mini faz uma largada digna de competição. É preciso desligar o controle de estabilidade e colocar o carro em modo esporte (no câmbio e no Mini Excitement). Daí, basta pisar no freio e acelerar o carro ao mesmo tempo. A mensagem Lauch Control aparece no painel, e o carro fica pronto para uma larga realmente emocionante.

Preço

O novo MINI pode ser encontrado na rede de concessionários em diversas versões. A versão Cooper S TOP cinco portas, com todos os sofisticados e exclusivos equipamentos tem preço sugerido de R$ 139,9 mil. Quem não precisa de tanto espaço no banco traseiro, pode também optar pela versão três portas, onde a mudança é apenas no comprimento e número de portas menor. Essa parte de R$ 133,9 mil. Os carros contam com 2 anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Depoimento

Adriana Stecca (também conhecida por Drika Stecca) é empresária do ramo madeireiro, e uma apaixonada pela marca Mini.

Principal destaque: Um interessante diferencial do carro é o novo sistema de Head-up Display. A primeira vista, parece que atrapalha, mas bastam alguns minutos ao volante para perceber o quanto ele facilita à condução. Várias funções estão integradas, incluindo um aviso de proximidade do carro da frente. O motorista dirige atento a velocidade, sem tirar a visão da pista.

Pontos Positivos: Eu gostei de varias coisas. Pra começar o isolamento acústico é muito bom. Outro detalhe que se destaca são as escolhas dos modos de condução, que alteram a forma como o carro responde com um simples toque de botão. O equipamento de áudio de alta fidelidade merece elogios, pela qualidade inclusive com volume alto. E em relação a antiga geração do Mini, a estética interna melhorou bastante, mas sem perder o estilo Mini de ser.

Pontos Negativos: Ainda que o carro traga mais tecnologia, faltou um lugar para colocar a chave presencial. Ela fica jogada dentro do carro.

Conclusão: A nova geração do Mini certamente me surpreendeu. O carro tem muito mais conforto, graças a suspensão ajustável. Também está muito mais seguro, seja pela quantidade de eletrônica embarca, como pelo novo projeto de carroceria e suspensão. A percepção da segurança é equivalente à um carro de grande porte, porem com a praticidade de um pequeno, que é bastante prático nas manobras. E tudo isso com um motor turbo que faz do Mini um esportivo de verdade.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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