Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 10 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

Blogueira de Sorocaba testa o novo Citroën C3

Notícia publicada em 09/11/2014



Blogueira de Sorocaba testa o novo Citroën C3

A nova versão Tendance Automática faz sucesso com quem procura conforto, num compacto

Em Maio de 2014, a Citroen promoveu mudanças na grade de versões do C3. A montadora incluiu novas versões, para ampliar as opções dos clientes. Uma delas foi pensada para atender o cliente que não abre mão do conforto, mas acha o modelo topo de linha caro demais. Assim, o C3 Tendance Automático vem fazendo bastante sucesso com esse cliente. Hoje, entre as cinco versões do C3 disponíveis no mercado, essa é a segunda mais procurada.

A versão Tendance do C3 já traz de fábrica os principais itens de conforto do modelo. Aliás, o C3 sempre foi considerado como um compacto premium, principalmente pela sua sofisticação. Pra começar, ele traz os simpáticos leds brancos de sinalização diurna, instalados nos para-choques dianteiros. Muito mais que um efeito bonito, esses leds ajudam a reduzir acidentes. O carro fica muito mais visível no trânsito, ou quando entra repentinamente em garagens, tuneis ou outros locais escuros.

O C3 Tendance conta com interior sofisticado. Ele tem cinco saídas de ar arredondadas no painel. A saída central serve para direcionar o ar para o banco traseiro. Os mostradores do painel trazem iluminação em tom branco, feita por LEDs, o que proporciona alto contraste. O desenho moderno do interior proporciona amplo espaço para pernas no banco dianteiro (um dos maiores da categoria) E para surpresa de todos, também oferece o porta-luvas com amplo espaço, capaz de acomodar uma bolsa feminina. Os mais atentos vão notar que o banco do passageiro, pode ser colocado completamente para frente, sem que o passageiro bata o joelho no porta-luvas. A vantagem é mais espaço para pernas no banco traseiro. Aliás, o banco traseiro vem com apoio de cabeça nas três posições. O porta-malas também tem espaço amplo, com 300 litros de capacidade.

O C3 foi o primeiro carro da Citroen a receber o motor VTi 120 Flex Start 1,6 litro – 16 válvulas com comando variável, que entrega 122 cavalos de potência máxima (a 5.800 rpm) e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm com etanol. Na gasolina são 115 cavalos (a 6.000 rpm) com torque de 152 Nm. Vale destacar que 80% do torque máximo já está disponível a partir de 1.500 rpm. Entre os concorrentes com motor de 1,6 litro, o novo C3 esta entre os mais potentes. Esse é o mesmo motor que equipa o Peugeot 308 - 1,6 litro (um carro nitidamente maior). Entre os diferenciais desse motor está a tecnologia Flex Start. Isso elimina o reservatório de gasolina (“tanquinho’’) do compartimento motor, não havendo a necessidade de colocar gasolina para auxiliar na partida a frio. O Flex Start controla a operação de pré-aquecimento do combustível, quando abastecido com etanol e em baixas temperaturas.

Com esse motor e o câmbio automático de quatro marchas, o C3 entrega um desempenho bastante convincente. Na cidade, o carro é ágil e prático. Na estrada, o desempenho é satisfatório na maioria das situações. Um detalhe interessante, é que o C3 é um dos poucos modelos com câmbio automático “de verdade”. Grande parte dos concorrentes diretos utiliza um sistema de câmbio robotizado, que provoca um tipo de “tranco” no momento da troca de marcha. E isso não acontece em carros com câmbio automático de verdade.

Outro diferencial do C3 é a direção com assistência elétrica. Ela é a mais leve e permite manobrar o carro com total facilidade. Aliás, o C3 é em todos os sentidos um carro com foco no conforto. Desde a suspensão macia até o estofamento de maior qualidade e maciez. Na versão Tendance o C3 está equipado com pneus 195/60 R15 e rodas de liga-leve. Os pneus vem de fábrica com tecnologia “verde”, com o objetivo de diminuir o coeficiente de resistência ao rolamento.

O Conceito Zenith

Certamente, o ponto de destaque do C3 Tendance é o moderno para-brisa Zenith. Inspirado no conceito Space Vision do C4 Picasso, o para-brisa avança sobre uma parte do teto. Isso resultou numa expansão do comprimento do para-brisa de 99 cm para 1,35 m, o que possibilitou aumentar do ângulo de visão superior em até 80 graus. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção ampla do meio ambiente, graças a uma visão vertical única nessa categoria de veículo. Essa visão pode ser mudada, com o simples “puxar” de uma cobertura. Construída com plásticos rígidos, essa proteção na posição estendida deixa a visão frontal igual a de um para-brisa normal. A proteção pode ser deixada em qualquer ponto do seu trilho, permitindo uma escolha livre entre a visão normal ou ângulo máximo vertical.

Equipamentos

Quanto aos equipamentos, o C3 Tendance oferece um bom pacote. Os vidros tem acionamento elétrico, porém apenas o do motorista conta com simples toque. Não existe o recurso de levantar ou fechar os vidros pela chave. Os retrovisores laterais trazem regulagem elétrica, o banco do motorista tem regulagem de altura e a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade. O computador de bordo traz as principais funções e todos os cinco ocupantes contam com encosto de cabeça. Mas falta a regulagem de altura para os cintos de segurança dianteiros.

A versão testada também estava equipada com o sistema de GPS integrado. Montado na parte superior do painel, a tela fixa está conectada ao sistema de som. A entrada de dados, e as funções de zoom, são controladas diretamente pelas teclas do rádio.

O preço sugerido da versão é de R$ 51,3 mil. O único opcional é a pintura metálica R$ 1,4 mil. Existe ainda uma cor especial, que é o branco perolizado por R$ 1,8 mil. Sua garantia também é de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Mercado

Segundo Guilherme Marchette (gestor do grupo Notre Dame) o C3 tem uma enorme gama de clientes. É difícil definir a idade e perfil médio. A variada gama de opções do carro consegue atender diversos tipos de necessidades, iniciando por quem está à procura do primeiro carro, até o cliente que quer conforto e sofisticação num veículo bastante prático no dia a dia. Para Marchette, o típico cliente do C3 valoriza o visual e a sofisticação do modelo, quando comparado aos outros compactos concorrentes. Mais informações sobre o Citroen C3 podem ser obtidas em:

http://www.citroennotredame.com.br/carros-novos/citroen/novo-c3/2/

Test Drive!

Buscando sempre inovar com novas ações, o site Sorocaba.com, em parceria com o restaurante Daisho, passarão a promover o “test-drive” dos veículos avaliados na coluna de automóveis do portal, com formadores de opiniões da cidade.

Assim, nessa primeira matéria, convidamos a blogueira Valentina Rampini, criadora do blog She Said, especializado em moda. Ela também é colunista da revista Bianchini e proprietária de um Citroen C3 GLX.

Principal Destaque: O que eu mais gostei foi justamente o design do novo Citroen C3. Por fora, o parabrisa panorâmico é realmente muito legal. Bem diferente de qualquer outro carro.

Pontos Positivos: O novo visual do painel é uma graça. Além disso, o painel mais elevado é interessante. Os mostradores são mais bonitos e nítidos. O marcador de combustível melhorou bastante, com indicação mais precisa. Também gostei do computador de bordo. Outra coisa que não pode faltar para as mulheres são os porta objetos, que no novo C3 melhoraram bastante. Além disso, o porta-luvas está bem maior e com a tampa cheia de pequenos consoles. E o carro esta bem mais silencioso. Isso fica evidente na estrada. Além de mais confortável, o C3 também ficou mais e ágil. O radio está mais completo, e vem com controle de som no volante. O porta malas melhorou e esta um pouco maior. O novo visual do volante ficou mais bonito. E notei que o a frente está mais alta, batendo menos nas rampas e valetas.

Pontos Negativos: Não gostei do fato do carro não ter o espelhos nos parassois e também não ter e alça de segurança no teto, do lado do passageiro da frente. A iluminação no interior também não é boa.

Conclusão: Eu gostei muito do novo C3. A evolução foi excelente em relação ao meu C3, que é do modelo antigo. O novo C3 esta muito mais bonito. Certamente, eu trocaria o meu carro no novo C3. Os pontos negativos são bem pequenos no contexto geral.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


Veja mais fotos:

Comente