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Sorocaba, 14 de Dezembro de 2019

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Avaliação: Volkswagen Fox Run

Notícia publicada em 25/08/2016



Avaliação: Volkswagen Fox Run

Visual mais esportivo e melhor conjunto de equipamentos são os destaques da série Run

As séries especiais em automóveis são sempre uma boa opção para o cliente que valoriza o visual e um pacote de equipamentos com melhor custo-benefício. E é exatamente essa a estratégia da Volkswagen com o Fox na série especial Run.

O hatch com perfil alto já tem em seu portfólio a configuração apimentada Pepper, com motor 1.6 litro de 120 cv e tecnologias como controle eletrônico de estabilidade de série. Mas o Fox Pepper tem preço relativamente elevado.

Assim, a Volkswagen adotou uma nova variante, porém mais em conta: a série Run. Com ela, o marketing da marca alemã quer atrair consumidores que são seduzidos pela imagem esportiva, porém não têm poder aquisitivo para investir em motorizações mais potentes.

O Fox Run vem equipado com o veterano motor 1.6 litro – 8 válvulas com potência de 104 cv com etanol. A transmissão é manual de cinco marchas. Controles de estabilidade ou tração não entram na lista de opcionais. A série é oferecida por tempo limitado, mas não há uma data certa para o encerramento.

Baseada na configuração intermediária do Fox Comfortline 1.6, ela acrescenta itens estéticos esportivos diferenciados. Externamente, se diferencia por faixas laterais com a inscrição “Run”, grade dianteira tipo “colmeia” em preto brilhante, faróis e lanternas escurecidos, adesivo preto na região da placa traseira, retrovisores pintados em preto e rodas de liga leve de 15 polegadas. Por dentro, a cabine tem revestimento do teto e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro e tapetes de carpete. Os bancos também trazem revestimento exclusivo, com apliques nas laterais e faixa central com material refletivo, além da inscrição “Run” nos encostos dianteiros.

A lista de itens de série é bem completa dedicada ao entretenimento e conforto. Inclui ar-condicionado manual, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, faróis e lanternas de neblina, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, chave tipo"canivete" com comando remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos elétricos com função til-down no lado direito, gaveta sob o banco do motorista, porta-malas com abertura por controle remoto, banco traseiro rebatível (encosto e assento), volante multifuncional revestido em couro, aerofólio traseiro na cor do veículo, rodas de liga leve aro 15" e sistema de entretenimento com espelhamento de celulares.

Opcionalmente, dá para adicionar câmara de ré, teto-solar com controle elétrico, dois modelos de centrais multimídia superiores, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/50 R16, controlador eletrônico de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

Desempenho

O motor 1.6 do Fox Run não chega a expressar esportividade, mas garante um desempenho satisfatório, sendo melhor em circuito urbano. Os 15,6 kgfm de torque máximo com etanol surgem já em 2.500 giros, proporcionando alguma agilidade e desenvoltura. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e suaves (característica tradicional dos veículos da Volkswagen).

Estabilidade

Ainda que o Fox tenha um perfil mais alto, por conta do teto mais elevado, a suspensão firme e resistente da Volkswagen, assegura ótima estabilidade. Mas o fato de ser levemente mais alto faz com que o carro sinta de forma mais expressiva os ventos laterais em estradas, com velocidade. A direção tem relação mais direta com as rodas e a dirigibilidade é bem agradável.

Conforto e interior

Todos os comandos ficam bem localizados no Fox. O interior segue a linha racional dos modelos de entrada da Volkswagen. Não é muito bonito no estilo, mas conta com qualidade de montagem e de materiais.

O espaço interno é favorecido pela boa altura do Fox. Quatro adultos conseguem se acomodar no interior sem apertos. O isolamento acústico é eficiente em velocidades de cruzeiro na casa dos 110 km/h e condiz com a proposta do carro. A suspensão, apesar de ser um pouco mais firme, consegue absorver boa parte das irregularidades do asfalto.

É bem fácil encontrar a melhor posição para o motorista, graças ao eficiente ajuste de altura do banco. Os comandos estão todos à mão e têm leitura simples. Nas manobras de estacionamento, a direção elétrica é outro trunfo do carro: extremamente leve em baixa velocidade e, conforme o velocímetro sobe, ganha a firmeza necessária para transmitir segurança.

A cabine tem bons porta-objetos que facilitam o dia a dia. Há também uma gaveta sob o banco do motorista, boa para esconder itens mais valiosos. O porta-malas, no entanto, leva apenas 270 litros.

Consumo

O Inmetro não fez teste com nenhuma unidade do Volkswagen Fox com motor 1.6 litro de 104cv. No entanto, o instituto avaliou o mesmo trem de força no Volkswagen Voyage, que pesa cerca de 3% menos que o Fox. No sedan, a média foi de 7,5/9,4 km/l e 11/13 km/l na cidade/estrada com etanol e gasolina no tanque, respectivamente. Na prática, o Fox consome praticamente a mesma coisa.

Tecnologia

O Fox traz um bom suporte tecnológico. A lista de equipamentos é generosa. Como opcionais contempla itens como sensores crepuscular e de chuva, teto solar, câmara de ré, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas e retrovisor interno eletrocrômico. O modelo já traz de série central multimídia com espelhamento de celulares. Trata-se da central Composition Media.

Preço

Disponível nas cores Branco Cristal, Vermelho Tornado, Preto Ninja (sólidas), Prata Sargas e Azul Silk (metálicas), o Fox Run parte de R$ 53.040 (cores metálicas acrescentam R$ 1.334). As rodas aro 16'' do modelo das imagens são opcionais, pelo valor de R$ 1.656. O teto solar acrescentam outros R$ 2.907, a câmera traseira é vendida por R$ 666, o módulo Tecnológico III sai por R$ 2.250, a central multimídia Composition Media acrescenta R$ 1.656 e a central Discover Media, R$ 2.583.

Ficha técnica

Motor: Flex 1.598 cm³ transversal, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro.
Injeção: multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Taxa de compressão: 12,1:1
Potência: 101 cv e 104 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol.
Torque: 15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e etanol.
Aceleração: de 0 a 100 km/h 10,6 segundos
Velocidade máxima: 181 km/h
Peso: 1.094 kg
Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré.
Tração: dianteira
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira por barra de torção e amortecedores hidráulicos
Carroceria: 3,87m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,55 m de altura e 2,47 m de entre-eixos
Porta-malas: 270 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Produção: São José dos Pinhais, Paraná

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Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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