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Sorocaba, 24 de Novembro de 2017

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Avaliação: Porsche 718 Boxster

Notícia publicada em 07/11/2017



Avaliação: Porsche 718 Boxster

(Veja a íntegra dessa matéria com mais fotos e vídeo avaliação em: www.comprecar.com.br/revista/avaliacao-porsche-718-boxster)

No segundo semestre de 2016, chegou ao mercado brasileiro a quarta geração do Roadster de entrada da gama Porsche: o 718 Boxster. Na oportunidade, o modelo ganhou uma aparência ainda mais marcante, além da mudança do motor. Logo após o Roadster, a versão cupê (o 718 Cayman) também chegou ao mercado. Cabe destacar que Boxster e Cayman são praticamente o mesmo produto, apenas com a diferença da capota conversível.

E nessa oportunidade, testamos o modelo com a presença de um empresário da cidade de Sorocaba. Ezy Marangoni Neto é empresário do setor de entretenimento e proprietário dos estabelecimentos Botequim da Francisca, Ocaburguer e Delnero Restaurante.

Um pouco da história

No final de 2015, a Porsche renomeou para 718 Boxster e o 718 Cayman, seus modelos esportivos de dois lugares com motores centrais, de entrada da gama. A designação 718 é uma referência ao carro esporte pioneiro desse tipo lançado em 1957, que obteve muito sucesso em algumas das mais famosas corridas de automóveis.

A partir dessa alteração, o 718 Boxster e o 718 Cayman passaram a mostrar mais similaridades, tanto do ponto de vista visual como técnico. Ambos trazem motores horizontais de quatro cilindros com turbo-alimentação. Na ocasião, o Roadster também foi posicionado a um nível de preços mais alto do que o Coupé, como sempre aconteceu com os modelos 911.

O motor 2.0 litros turbo

O motor turbo horizontal com quatro cilindro que equipa o 718 Cayman, também está presente no 718 Boxster. Assim, o cupê e o roadster têm a mesma potência. Essa versão de entrada começa com 300 cv. Esse motor alcança um torque de até 380 Nm (mais 90 Nm em relação ao usado anteriormente), disponibilizado entre 1.950 e 4.500 rpm. Cabe lembrar que o motor anterior era aspirado, com seis cilindros, e de cilindrada maior (2.7 litros). Assim, mesmo com a redução da cilindrada, a potência e torque subiram por conta da turbo-alimentação.

A eficiente transmissão PDK

O 718 Boxster traz um câmbio batizado de PDK. PDK é a sigla para Porsche Doppel Kupplungs getriebe (ou precisamente, Porsche-Doppelkupplungsgetriebe), que traduzido significa Transmissão de Dupla Embreagem da Porsche.

A Porsche faz parte do grupo Volkswagen AG. Por isso, muita gente confunde o PDK da Porsche com sistemas robotizados de outras marcas do grupo, como os sistemas S-Tronic (Audi) e DSG (Volkswagen).

De comum, eles têm apenas o mesmo princípio tecnológico, pois são câmbios automatizados de dupla embreagem. A partir disso, os projetos são totalmente diferentes e adequados para condições específicas dos carros esportivos da Porsche.

O PDK da Porsche é muito mais robusto, seja pela necessidade de suportar maiores torques, ou ainda trabalhar constantemente em rotações maiores. Um esportivo como o 911 Turbo S anda muito mais próximo ao limite de 7.200 rpm, do que um veículo normal de uso urbano. Além disso, as embreagens são sempre banhadas a óleo (no PDK), enquanto modelos da VW ou Audi, elas podem ser “secas” ou banhadas à óleo.

A posição do motor (central traseira), e o tipo de montagem (longitudinal vs transversal) também mudam completamente o projeto do câmbio. E também existem funções adicionais como controle de largada e aceleração intermediária (PDK), que podem estar disponíveis (ou não em sistemas Audi/VW). Portanto, os câmbios são bastantes diferentes, apesar de trabalharem com o mesmo princípio.

Desempenho

O 718 Boxster com PDK acelera em 4,7 segundos dos 0 à 100 km/h. A faixa de rotações vai até 7.500 rpm. Nenhum outro motor turbo no segmento do 718 Boxster alcança esses números. A velocidade máxima alcançada pelo 718 Boxster também é alta, chegando à impressionantes 275 km/h.

Ainda que o Porsche seja um veículo realmente esportivo, parece que a marca teve alguma preocupação com a eficiência energética. O veículo conta com sistema stop-start (que desliga o motor em rápidas paradas no trânsito), e ainda a função que desengata o câmbio em velocidades constantes na estrada. Tudo isso para economizar combustível. E durantes nossos testes, em velocidade constante de 110 km/h na estrada com ar-condicionado ligado, conseguimos fazer até 11 km/l de gasolina. Para um carro esportivo de 300 cavalos, nada mal.

Algumas características do 718

Vale destacar algumas interessantes informações. O Porsche 718 tem apenas tração traseira. Além disso, por conta da construção central-traseira do motor, toda a manutenção desse componente é feita pela parte de baixo do veículo. Apenas o abastecimento do óleo, e da água do motor, trazem duas aberturas junto ao porta-malas traseiro. Assim, o Porsche tem dois “porta-malas”. Um na frente com 150 litros (onde fica o pneu do estepe temporário) e um traseiro com 125 litros.

Dirigibilidade

Certamente estamos falando de um carro totalmente voltado para a esportividade. Por conta disso, é importante observar que o 718 é um veículo relativamente duro, e baixo. Quando comparado à modelos como Audi TT Roadster e Mercedes-Benz SLC, o Boxster é mais duro e esportivo. É preciso cuidado na hora de enfrentar obstáculos como lombadas e valetes. Os pneus superesportivos de aro 20 polegadas, também não facilitam a vida em pisos irregulares. Além disso, o 718 também não é a escolha para enfrentar congestionamentos urbanos, seja pela posição que o motorista fica, como a pouca suavidade do conjunto.

Mas se a opção do cliente for pela esportividade e dirigibilidade no limite, certamente ele não vai encontrar nada melhor que o Porsche 718. O modelo transpira esportividade em todos os sentidos. As acelerações são incrivelmente vigorosas, e o controle dinâmico do veículo é total. Em velocidades próximas de 200 km/h, o motorista tem a sensação de estar dirigindo à cerca de 140 km/h. À 110 km/h, em estrada de bom pavimento, a sensação é de estar numa avenida à 60 km/h. Fica evidente a vocação do 718 para quem gosta de correr e “pilotar”! Não estamos falando de dirigir ou conduzir ou veículo, e sim pilotar um esportivo autêntico.

Preço

O Porsche Boxster 718 tem preço sugerido de R$ 378 mil. Certamente não é barato. Mas a grande questão aqui é a esportividade do modelo. Não existe outro concorrente direto com os números de desempenho do modelo da Porsche. Certamente esse é o veículo para o cliente que busca entrar na marca Porsche, levando para casa um veículo com o mais legítimo espírito esportivo.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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