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Sorocaba, 12 de Dezembro de 2019

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Avaliação: nova Toyota SW4 SRX 2016 Diesel

Notícia publicada em 10/04/2016



Avaliação: nova Toyota SW4 SRX 2016 Diesel

Nova geração do SUV adiciona muita sofisticação e estilo, sem perder o jeito Toyota de ser

Realmente, a Toyota fez um bom trabalho na evolução da nova SW4. Completamente repaginada, a nova SW4 segue a receita bem-sucedida de picape Hilux. Porém, o novo SUV acrescenta visual mais arrojado, e melhores soluções de conforto e uso cotidiano.

A nova SW4 chega para manter sua referência na categoria de SUVs “de verdade”. Utilizando a base estrutural da nova picape Hilux, a SW4 mantém sua ampla capacidade off-road, uma de suas marcas registradas, porém com um visual que lembra bastante os sofisticados modelos da Lexus (divisão topo de linha da Toyota).

Para essa nova geração da SW4 (que não utiliza mais o nome Hilux), a Toyota buscou mudar a imagem de um SUV derivado de uma picape. Assim, a SW4 passa a ter sua própria identidade. Justamente por isso, que a nova SW4 tem um visual impressionante e exclusivo na linha.

Por enquanto, a nova geração da SW4 é oferecida apenas na versão SRX (topo de linha), sempre com transmissão automática de seis marchas. O cliente poderá escolher entre a opção de cinco e sete lugares, com motor à diesel, ou sete lugares com motor V6 à gasolina. Os motores são um diesel 2.8 litros de 177 cv (o mesmo que equipa a nova Hilux), e um gasolina V6 de 4.0 litros com 238 cv. Nessa matéria, trazemos a versão diesel de sete lugares.

Mudança estrutural

Em relação à geração anterior, a nova SW4 é 9 cm mais longa, com comprimento total de 4,79 m); 1,5 cm mais larga com 1,85 m; e 1,5 cm mais baixa com altura de 1.83 m. O entre-eixos encurtou 0,5 cm, e agora tem 2,74 m. Ainda que a SW4 utilize eixo rígido na traseira, outra mudança importante está na suspensão traseira. Ela passa a contar com sistema multi-link (com 4 pontos de fixação do eixo no chassi) e molas helicoidais. Isso garante melhor absorção das irregularidades do solo, além de melhor a estabilidade do veículo, sem perder a resistência mecânica nas situações extremas.

Visual impactante

O visual da SW4 é completamente novo, e inédito na linha da Toyota. Inegável o fato da SW4 trazer muito da assinatura de estilo dos veículos da Lexus. Aliás, hoje no Brasil, não há nenhum concorrente direto (na linha dos SUVs “de verdade”), que tem um estilo tão arrojado como a SW4.

Na dianteira, destaque para os faróis bi-LED (luz baixa e alta), incluindo também as luzes de circulação diurna (DRL) também em LED brancos de alta intensidade.

De lado, a SW4 2016 traz três linhas claras marcadas pelo contorno do teto, a cintura enfatizada por um friso cromado e uma linha mais inferior junto às rodas. Essas linhas são representadas na lateral da chave presencial do veículo, também. Ainda na lateral, destaque para as rodas de liga leve de 18 polegadas, com pneus medida 265/60 R18.

Por trás, as lanternas parciais em LED (luz de freio e lanterna) traçam uma linha contínua pelo bagageiro. A luz de neblina e os sensores de estacionamento foram incorporados ao para-choque. O spoiler traseiro, o rack do teto e a antena em estilo barbatana de tubarão, completam o visual.

Interior

A nova SW4 mudou completamente por dentro. Existe alguma semelhança com o interior da nova picape Hilux, como o desenho do volante e parte do desenho do painel. Mas a SW4 traz interior bem mais refinado, com acabamentos primorosos e parte do painel forrado em couro acolchoado. Fato que o espaço é generoso para o transporte de sete pessoas. Apenas na última fileira, os assentos são mais indicados para pessoas com até 1,65 metros.

Na frente, os bancos trazem ajustes elétricos. Nos bancos traseiros, a segunda fila de assentos está o apoio de braços na posição central com porta-copos duplo. Essa fileira conta com inclinação do encosto, além do ajuste de posição longitudinal (podem ser puxados para frente).

Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda fileira tem um novo sistema de rebatimento “one touch”, que diminui o esforço do usuário. Na terceira fileira (também com sistema one touch), os encostos foram mantidos com rebatimento vertical, assim como a geração antiga da SW4.

Equipamentos

Na SW4, o ar-condicionado com ajuste digital e automático tem simples zona nos bancos dianteiros. Mas ele pode atuar sobre as três fileiras de bancos, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira. Sobre a segunda fileira, existe um controle que permite ajustar a intensidade para as saídas traseiras. Como os dutos traseiros ficam no teto, cada passageiro recebe um bom fluxo de ar.

No painel de instrumentos, além da iluminação dos ponteiros em tom azulado, destaque para um display multifuncional colorido de 4.2 polegadas, que traz informações como: consumo de combustível, velocidade máxima, autonomia de condução, áudio, navegação, temperatura exterior, além da avaliação do modo de condução. Todas essas funções são acessados por controles no volante multifuncional.

A SW4 conta com central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas; navegador GPS nativo; recepção de TV digital; reprodutor de DVD; conectividade bluetooth e seis alto-falantes.

Também está presente o “Smart Entry System”. Isso permite o desbloqueio das portas com a simples pressão do botão da maçaneta, por meio da chave presencial. Também foi adicionado o sistema de ignição “Push Start Button”, simplificando o ligar e desligar do veículo, sem necessidade de chave.

Outras novidades são o sistema de abertura e fechamento elétrico do porta-malas, que facilita a operação. Basta apertar um botão para o porta-malas abrir e fechar automaticamente. Também é possível ajustar a altura da abertura do porta-malas para uso em garagens mais baixas. E o sistema também conta com proteção caso o curso da porta em movimento seja obstruído. Outro recurso muito interessante é uma tomada 220V (com 100W de potência), para carregamento de aparelhos eletrônicos, como laptops, celulares ou câmeras, entre outros.

Duas opções de motores

A SW4 2016 pode estar equipada com duas opções de motores. Um deles é o motor 1GD (Global Diesel) turbo diesel que também equipa a nova geração da picape Hilux. Outra opção é um motor V6 à gasolina, de 4.0 litros.

Motor Turbo Diesel 2.8 litros (1GD)

O Toyota “1GD” de 2.8 litros tem quatro cilindros em linha com 16 válvulas, com duplo comando de válvulas, com corrente de distribuição. Conta também com turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail.

Em relação ao motor diesel da SW4 anterior, o 1GD melhora o nível de consumo de combustível, na ordem de 11%. Ele entrega 177 cv de potência máxima a 3.400 rpm, e torque máximo de 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm (25% de aumento). A receita da Toyota com esse motor é manter o foco na economia, ao mesmo tempo que melhora a dirigibilidade por conta do torque maior. Por conta do torque bastante elevado, essa será a melhor opção para quem quer fazer um uso frequente no fora de estrada.

Em nossos testes na estrada, obtivemos médias de até 14 km/l de diesel, em velocidade de cruzeiro de 110 km/h, com ar-condicionado ligado. Além disso, é fato que a nova SW4 esta muito mais silenciosa que na geração anterior. Com o motor em baixa rotação, na casa de 2.000 RPM, praticamente não se escuta o motor funcionando. Somente nas acelerações mais fortes, que se nota o motor.

Além disso, o generoso torque garante boa agilidade a SW4. Ainda que não seja a mais potente da categoria, o conjunto de motor e câmbio asseguram uma dirigibilidade muito boa, tanto na estrada, como na cidade.

Motor 4.0 litros V6 à gasolina

Outra opção na SW4 é a disponibilidade do motor com tecnologia VVT-i V6 de 4.0 litros com 24 válvulas. Ele possui sistema de injeção eletrônica (tipo EFI) e entrega 238 cv de potência a 5.200 rpm, e 38,3 kgfm de torque máximo, a 3.800 rpm. Esse motor é mais indicado para o cliente que fará uso da SW4 em rodovias pavimentas, não abre mão de elevado desempenho em velocidade, e prefere um carro mais silencioso e com menor nível de vibração.

Transmissão automática de seis marchas

Independente da escolha do motor, a SW4 2016 vem sempre equipada com transmissão automática de seis marchas. Sobre o câmbio da geração anterior, essa nova caixa entrega passagens mais suaves, além de proporcionar mais economia com a sexta marcha mais longa. O motorista também conta com paddle-shifts no volante para seleção manual das marchas. Em modo automático, o câmbio conta com gerenciamento eletrônico batizado pela Toyota de "Super ECT 6". Em relação à geração anterior, a primeira velocidade é 2% mais curta, enquanto a sexta marcha, 19% mais longa. Outra possibilidade para o motorista é o uso de duas lógicas adicionais na gestão das marchas e comportamento dinâmico do veículo. Ele pode escolher entre o modo ECO para uma condução mais suave, com foco na redução do consumo de combustível, ou no modo POWER, que garante uma direção mais esportiva, com respostas mais rápidas.

Alta capacidade no fora de estrada

Como sempre, num veículo da Toyota que concorre nessa categoria, a nova SW4 mantém a elevada capacidade no uso fora de estrada. Normalmente sua tração é 4x2 traseira. A tração 4x4 é acionada por seletor eletrônico. Nesse momento, a tração é distribuída na proporção de 50/50 entre os eixos. Existe ainda a opção da reduzida, que só pode ser feita com o veículo parado e câmbio na posição Neutro.

Outros equipamentos que facilitam a condução no fora de estrada, são o Assistente de Subida (HAC) e o Assistente de Descida (DAC). O HAC é um sistema para manobras em rampas, atuando automaticamente sobre os freios durante a partida em subidas íngremes. Ele não deixa o veículo escorregar para trás. E o DAC é acionado quando o freio motor não é suficiente para controlar o carro em descidas mais bruscas. Ele envia, automaticamente, pressão de frenagem às rodas, mantendo a velocidade baixa e sob controle numa descida muito inclinada. Esse último só pode ser acionado com a tração 4x4 ativada. (não funciona no 4x2).

O Controle de Tração Ativo (A-TRC) é outro sistema presente. Ele funciona quando o 4x4 é acionado, permitindo que todas as rodas possam tracionar, sempre que existe perda de tração em uma das rodas. Ele atua em conjunto com o programa de estabilidade eletrônico. No momento que uma roda gira em falso, o freio é aplicado apenas sobre essa roda, transferindo o torque para a roda oposta.

E se tudo isso não for suficiente, a SW4 2016 também vem equipada com sistema de bloqueio de diferencial traseiro. Através de um botão, o motorista pode bloquear em 100% o diferencial traseiro, fazendo as rodas girarem totalmente juntas. Esse bloqueio só pode ser utilizado com 4x4 reduzido e em terreno fora de estrada. Por fim, a nova SW4 conta com ângulo de ataque de 29 graus, e 25 graus de saída. Cabe destacar que as alturas são diferentes. Na versão à diesel, à altura em relação ao solo é de 27,9 cm, enquanto que na gasolina, são 26,1 cm.

Segurança

Como um veículo topo de linha, a nova SW4 2016 sempre incorpora freios a disco ventilados nas quatro rodas, além dos seguintes sistemas de segurança ativa: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD); assistente de Frenagens Emergenciais (BA) que aplica pressão adicional para o sistema de freio, assim que uma frenagem de emergência é acionada; luzes de Frenagem de Emergência (EBS); controle de Tração Ativo (A-TRC); controle de Estabilidade (VSC); assistente de Reboque (TSC) que faz o acionamento dos freios, para manter o veículo e o reboque em linha reta, compensando o balanço do trailer engatado; assistente de Subida (HAC) e assistente de Descida (DAC).

De forma complementar, a nova SW4 incorpora também sete air-bags de série (frontais e laterais para motorista e acompanhante, de joelho para o motorista e cortina para ambos os lados); cintos de segurança de três pontos com pré-tensionador e limitadores de força para os bancos dianteiros; três cintos de segurança de três pontos na segunda fileira, com indicador não afivelamento, além de três encostos para cabeça; dois cintos de segurança de três pontos para a terceira fileira, com dois apoios de cabeça. Também faz parte do pacote, sistema de fixação ISOFIX para cadeira infantil.

Cores e preços

A nova SW4 chega com as seguintes opções de cores na linha 2016: Branco Polar, Prata Metálico, Cinza Escuro Metálico e Preto Mica, além das novas, Branco Pérola e Marrom Metálico.

São três opções de configurações disponíveis:

SW4 4X4 SRX 2.8 TDI com sete assentos por R$ 229.500,00
SW4 4X4 SRX 2.8 TDI com cinco assentos por R$ 224.400,00
SW4 4X4 SRX V6 com sete assentos por R$ 209.100,00

A SW4 2016, assim como toda a linha de veículos Toyota, tem garantia de três anos ou 100.000 km (o que ocorrer primeiro). A Toyota SW4 pode ser encontrada na Ramires Motors, que fica na marginal de Sorocaba, na avenida Dom Aguirre 2001, ao lado do Habib´s. Para mais informações (15) 3224-5444, ou conheça uma oferta em www.ramiresmotors.com.br

Conclusão

A nova SW4 continua a seu um legítimo Toyota. O modelo não deixou de lado sua enorme resistência, qualidade de acabamento e confiabilidade mecânica. Porém, evolui para dar mais conforto ao cliente típico da Toyota. Fato que a SW4 não procura ser vanguardista, ou altamente inovadora em alguns quesitos. Nem mesmo a mais potente da categoria. Mas isso é unicamente porque o cliente da Toyota, procura um produto, ante de tudo, confiável e econômico. Então, a Toyota foca nesse tipo de desejo, antes de qualquer outra coisa. Mas o fato inegável é que a receita funciona, uma vez que SW4 é líder histórica na categoria.
  


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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