Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

Avaliação: Honda Civic LXR 2016

Notícia publicada em 18/03/2016



Avaliação: Honda Civic LXR 2016

Gerente de balada roqueira da cidade testa o Civic LXR 2016

O Civic já é um velho conhecido do brasileiro. Por muitas vezes, o sedan da Honda ocupou a liderança do segmento de sedans médios no Brasil. E mesmo nos dias atuais, ele ainda disputa as primeiras colocações em vendas de sedans médios no Brasil. Fato que o Civic deve mudar em breve, com visual completamente novo, muito mais tecnologia embarcada e até um motor turbo. Mas deixando a especulação de lado, e hoje, o Honda Civic ainda é uma boa opção de compra? Considerando o atual momento de mercado, o modelo da Honda ainda guarda algumas interessantes características que podem agradar quem está pensando em trocar de carro. Além disso, existem condições especiais para a venda do atual modelo, o que pode significar um bom negócio.

Estilo

Ainda que o Civic não tenha mudanças expressivas em seu visual há algum tempo, ele ainda é dono de um visual arrojado, que tira o Civic do comum, saindo daquela linha de carro de “tiozão” presente na maioria dos concorrentes.

Além disso, mesmo na versão intermediária, a versão LXR já sai de fábrica equipada com rodas de liga leve de aro 17 polegadas com acabamento diamantado. Fato interessante, pois alguns dos concorrentes diretos do Civic, mesmo na versão topo de linha, são equipados com rodas de 16 polegadas. Além disso, para quem gosta de um carro mais esportivo, o Civic continua a ser o modelo com a suspensão mais firme da categoria. Justamente por isso, ele costuma fazer mais sucesso com clientes mais novos (na faixa dos 30 anos).

Algumas tecnologias

O i-MID (intelligent Multi-Information Display) é um interessante equipamento. Trata-se de um display adicional que exibe diversas informações como: informações de áudio, computador de bordo, status da conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Ele pode ser acessado diretamente por um botão no volante.

O Civic LXR conta também com o botão ECON, localizada na lateral esquerda do painel. Ele ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. O ECON ajuda na economia de combustível. Com essa tecla acionada, a lógica de troca de marcha do câmbio, a sensibilidade do pedal do acelerador e o sistema de ar-condicionado, tem o funcionamento alterado para reduzir o consumo de combustível. É um recurso interessante, mas não faz milagres. Acelerando suavemente, as barras verticais azuis do painel, passam para cor verde indicando uma condução mais econômica.

Na linha 2016, a versão LXR também ficou mais equipada. Ela passou a contar de fábrica com o VSA. Trata-se do programa de estabilidade eletrônico. Além de melhorar muito a segurança, o VSA também inclui o HSA, que não deixa o carro escorregar para trás em ladeiras, em curtas paradas. Ele mantém o freio acionado por alguns segundos, dando tempo para o motorista acelerar o carro. Outra mudança, foi a inclusão da direção com assistência elétrica, com atuação adaptativa, batizada pela Honda de MA-EPS. Essa direção deixa o carro mais gostoso para condução na cidade com um volante mais leve, ao mesmo tempo que endurece o volante na estrada, em velocidades mais altas. Também compensa automaticamente a trajetória, quando o carro recebe um vento lateral (na estrada).

Motor 2.0 litros com sistema FlexOne

O Civic LXR 2016 não teve mudanças no motor e câmbio. Continua equipado com motor i-VTEC 2.0 litros. Sua potência máxima é de 155 cavalos no etanol e 150 cavalos com gasolina. A única opção de câmbio é o automático de cinco marchas. Além disso, conta com o sistema FlexOne. Esse sistema dispensa o subtanque para partida a frio. Ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores atua na linha de combustível tornando a temperatura do etanol, ideal para dar uma partida imediata, mesmo em situações de baixa temperatura ambiente (abaixo de 10 graus, por exemplo). Esse recurso é oferecido no Civic desde janeiro de 2013.

Desempenho

Sob o aspecto de consumo, o Civic LXR recebe etiquetagem “B” pelo Inmetro. O consumo médio informado, na cidade, é de 6,5 / 9,4 km/l (etanol/gasolina). E na estrada sobe para 9,2/ 12,8 km/l. O tanque de combustível comporta 57 litros. Ainda que não seja o mais econômico da categoria, o Civic está entre os mais econômicos. A Honda não informa velocidade máxima nem aceleração de 0 à 100 km/h. Porém essa versão do Civic consegue passar dos 195 km/h, mesmo equipado com câmbio automático de cinco marchas.

Equipamentos

O Civic LXR traz vários equipamentos, como faróis auxiliares dianteiros e acendimento automático dos faróis baixos por sensor crepuscular. Outro equipamento presente e o rádio com tecnologia do Bluetooth. Isso permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular. Também possibilita a reprodução de músicas direto do celular, sem o uso de fios. Para os mais tradicionais, a rádio também oferece entrada tipo USB para pen-drive e conexão tipo P2 para o uso de MP3 Player com fio. O rádio traz botões bem grandes e de fácil interpretação. Não existe opção de navegador GPS na versão LXR do Civic.

Também está disponível na versão LXR: ar-condicionado automático de simples zona, câmera de ré integrada ao i-MID, bancos forrados em couro cinza claro, acionamento com simples toque para todos os vidros, banco do motorista com ajuste manual de altura, volante com ajuste de altura e profundidade e direção com assistência elétrica.

Preço

A linha Civic 2016 tem preço sugerido é de R$ 83,7 mil. As cores metálicas e perolizadas têm acréscimo de R$ 1,1 mil. A garantia é de 3 anos, sem limite que quilometragem.

Depoimento

Brawn Cardoso é gerente de operações da balada Hangover, na cidade de Sorocaba.

Principal Destaque: O que mais gostei no New Civic foi o bom nível de conforto. Isso me surpreendeu.

Pontos Positivos: Gostei também da agilidade do carro. A resposta dele aos comandos é sensacional. O carro é rápido. Achei interessante o modo "eco". Ao acionar, imediatamente o motorista percebe a diferença, deixando o carro mais lento para economizar combustível. Por outro lado, o modo “Sport”, deixa o carro mais esperto, e a troca de marca passa a ser por volta dos 6 mil giros. O interior, mesmo depois de tanto tempo no mercado, continua a ser diferente da rotina do mercado. Ele é lindo, com as várias telas e painel digital. E a roda aro 17 ficou ótima para a versão.

Pontos Negativos: A única coisa que eu senti falta foi a "central multimídia" com tela touch, considerando a faixa de preço desse carro. O sistema de som do carro é muito básico, só permitindo conexão Bluetooth com celular e leitura de pen-drive pelo USB.

Conclusão: O Civic LXR é um ótimo carro, ainda que seu preço seja um pouco alto. Existem alguns bons motivos para se adquirir esse New Civic 2016 LXR.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


Veja mais fotos:

Comente