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Sorocaba, 16 de Dezembro de 2019

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Avaliação: Fiat 500 Cabrio

Notícia publicada em 16/06/2015



Avaliação: Fiat 500 Cabrio

Uma opção fashion, e bastante prática, para ver o céu

Sempre buscando inovar, nessa oportunidade o site sorocaba.com uniu o mundo da moda, com o automóvel. Então, para avaliar o simpático Fiat 500 Cabrio, convidamos duas estilistas que entendem muito de moda. Responsáveis pelo portal de moda e comportamento Bonita Sempre e proprietárias da marca WIT, Priscilla Zanelatto e Marcela Laccava.

O 500 Cabrio

No salão do automóvel de 2012, a Fiat lançava o então “conversível” mais barato do Brasil. Quase 3 anos depois, o Fiat 500 Cabrio, continua a reinar absoluto na posição de conversível mais barato do Brasil. O simpático carrinho que conquistou o público pelo seu estilo simpático, em diversas versões, tem na versão Cabrio, a mais fashion de todas as disponíveis no Brasil.

Mas, ainda que muitos considerem esse veículo como conversível (e até a Fiat fale isso), aqui cabe um importante esclarecimento. Do ponto de vista técnico, o Fiat 500 Cabrio não é um conversível autêntico. O que ele tem na verdade é um teto escamoteável. Carros conversíveis, quando abrem a capota, as colunas “B” e “C”, somem junto com a capota. E isso não acontece no 500 Cabrio. O que ele tem é uma cobertura articulável no centro do teto, que desliza para trás, se dobrando na parte de trás do carro. As colunas “B” e “C”, permanecem nas mesmas posições quanto o teto escamoteável está aberto.

Esse sistema, muito mais simples que o utilizado em carros conversíveis de verdade, permite uma construção mais barata e operação mais simples. Então, ainda que o Fiat 500 Cabrio não seja um conversível de verdade, não dá para negar o charme e a praticidade de poder abrir toda a parte superior do teto.

Como funciona o teto escamoteável

Claro que o Fiat 500 Cabrio é um modelo topo de gama e completo. Justamente por isso, ele é derivado da versão Lounge Air, a mais completa da gama. O charmoso teto, com duas opções de cores (preto e vermelho), pode ser operado por meio de comandos elétricos e tem três posições diferentes de vão de abertura, que se retrai até a tampa do porta-malas. A ação de abertura ou fechamento pode ser feita com o carro em movimento a uma velocidade de até 80 km/h.

Interior

Como acontece em todos os modelos do Fiat 500, não dá para esperar muito espaço no interior. Conforto de verdade, só para motorista e passageiro da frente. A única coisa que faz falta para o motorista é o ajuste de profundidade do volante. Só esta disponível o ajuste de altura.

No banco de trás, espaço somente para duas pessoas, e ainda sim regular. A capacidade do porta-malas também é limitada, com apenas 185 litros. Então, se for para viajar, o ideal é apenas duas pessoas, usando o banco traseiro também para bagagens.

Motor e câmbio

O Fiat 500 Cabrio vem equipado com motor flex 1.4 litro MultiAir 16 válvulas. Sua potência máxima é de, respectivamente, 105 e 107 cv na gasolina e no etanol. E o torque máximo é de 13,6/13,8 kgfm atingido à 3.850 rpm. Como uma versão topo de linha, o 500 Cabrio só é ofertado com câmbio automático “de verdade” de seis marchas. Esse não é o sistema robotizado Dualogic, portanto, não dá trancos nas trocas de marcha. O 500 Cabrio é dos poucos carros da Fiat que trazem cambio automático de verdade.

O desempenho pode ser considerado como bom, considerando a proposta do carro. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 12,6 (G) e 12,2 (E), respectivamente. E a velocidade máxima é de 179 km/h (G) e 180 km/h (E).

Equipamentos de fábrica

O Fiat 500C vem sempre bem equipado de fábrica. Sob o aspecto de segurança, o carrinho não decepciona. Ele vem com freios ABS + EBD, airbag duplo dianteiro, side-bags, programa de estabilidade eletrônico com ASR (sistema anti-patinagem) e Hill Holder (que mantém o freio acionado por mais 3 segundos na ladeira, não deixando o carro escorregar). O carrinho ainda traz o ISOFIX de série, em todas as versões. A grande vantagem desse sistema é o vínculo estrutural seguro e rápido entre a cadeirinha de criança e a carroceria do veículo. O vínculo se dá por meio do encaixe de garras existentes nas extremidades dos braços rígidos da base do assento. As garras, por sua vez, são fixadas em terminais de engate soldados à carroceria do carro. Os engates possuem o formato padrão ISOFIX.

Entre os equipamentos de conveniência, estão presentes: ar-condicionado manual, controle de cruzeiro, direção elétrica com sistema Dual Drive, auto rádio CD MP3, faróis auxiliares de neblina, vidros e travas com acionamento elétrico, desembaçador dos vidros traseiros, volante em couro com comandos de rádio, telecomando para abertura e fechamento das portas e porta-malas, bancos revestidos em tecido Premium com logo no encosto, apoia-braço central dianteiro, retrovisores externos elétricos com calota cromada, banco do motorista com regulagem de altura e faróis com regulagem de altura.

Kits opcionais

Opcionalmente, ainda existem dois kits que podem ser acrescentados: Safety e Cabrio. O primeiro, aumenta a segurança dos ocupantes pois contam com airbags adicionais de cortina e de joelho (só para o motorista). (R$ 1.731).

Já o kit Cabrio inclui: ar-condicionado digital automático, retrovisor interno eletrocrômico, bancos totalmente revestidos em couro, rodas de liga leve 16 polegadas e o Blue & Me. Esse último funciona em duas frentes: permite o uso do celular sem distrair a atenção do motorista; e escutar músicas. O motorista atende telefonemas e faz chamadas de celular por comando de voz ou por meio de botões no volante. Ele também pode ouvir mensagens SMS. Para escutar arquivos MP3, ele pode usar o CD player do carro ou conectar seu MP3 player, iPOD ou pen drive à entrada USB. (R$ 4.672).

Existe também o sistema de áudio Premium Beats, composto por 6 alto falantes premium + sub-woofer e amplificador. O valor é de R$ 1.996.

Função “Sport”

Com a função Sport acionada, o pequeno carrinho se transforma. Ela é ideal para quem curte uma condução mais esportiva. Basta apertar um botão no painel para a ter a função Sport acionada. Nesse modo, a direção com assistência elétrica, se torna mais firme. Também são alterados os mapeamentos do motor e câmbio (automático), com as trocas de marcha sendo executadas em rotações mais altas e acoplamentos mais rápidos da transmissão. Além disso, o painel com mostrador digital, muda a sua grafia, indicando o estado esportivo do carro. Na prática, o carro anda a mesma coisa nesse modo. Mas ele dá a sensação de ficar mais “nervoso” para o motorista.

Cores e preços

O Fiat 500 Cabrio estará disponível em três opções de cores para o revestimento interno ? preto, bege/marfim e vermelho/marfim. E para completar, ele terá quatro cores para o seu visual externo: Vermelho Sfrontato (sólida), Cinza Sfrenato e Preto Provocatore (metálicas) e Branco Gioioso (perolizada). No total, são 11 possibilidades de personalização. O Fiat 500 Cabrio parte de R$ 68,2 mil. Com todos os opcionais o valor pode passar de R$ 78 mil.

Depoimento

Principal Destaque: Para Priscila o painel que traz a cor da carroceria, com vários detalhes nostálgicos, é a parte mais bonita e interessante do carro.
Já Marcela preferiu o câmbio automático de seis marchas. Nesse caso, o câmbio automático de verdade ajuda muito na dirigibilidade, com trocas mais suaves. (Cabe destacar que a Fiat também vende a opção do robotizado Dualogic, com funcionamento bem diferente, em outras versões do 500).

Pontos positivos: As convidadas destacaram vários pontos. Marcela destacou o mostrador do painel digital. Assim o Fiat 500 Cabrio pode trocar completamente a imagem, quando o motorista escolhe o modo esporte. Isso dá um ar mais agressivo ao carro. Outro ponto interessante é a porta USB localizada no console central. Antes, era dentro do porta-luvas, com acesso mais difícil.

Priscila destaca o teto escamoteável: Ele é fantástico. Além de ter vários pontos de abertura, quando totalmente aberto, ele mantém a estrutura lateral dos vidros e colunas no mesmo lugar. Isso não deixa o vento bagunçar cabelo demasiadamente.

Marcela ainda destaca o banco de couro (que facilita a limpeza) e o apoia-braço entre os bancos dianteiros, que melhora o conforto. Ela conclui elogiando o novo sistema de
levantamento dos encostos dos bancos dianteiros. Em versões anteriores do Fiat 500, a alça não era muito prática. Agora está muito melhor.

Pontos negativos: As convidadas concordam em um ponto: o porta-malas é realmente pequeno. Ele está ainda menor de versão Cabrio. E o espaço no banco traseiro também é apertado, para transportar pessoas.

Conclusão: Ambas as convidadas também concordam. Certamente é um carro que nós duas teríamos. Ele é muito prático para estacionar, verdadeiramente feminino, e super FASHION para se usar no dia a dia. Amamos a versão Cabrio do 500.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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