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Sorocaba, 12 de Dezembro de 2019

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Avaliação: Duster Oroch Dynamique 1.6

Notícia publicada em 22/04/2016



Avaliação: Duster Oroch Dynamique 1.6

Versão de entrada tem forte apelo na utilidade e custo-benefício

A Renault já conquistou o seu lugar ao sol com sua picape intermediária Duster Oroch. Aliás, essa foi a picape que inaugurou esse novo segmento, seguido pela Fiat com a Toro, e em breve por outras marcas.

A picape intermediária tem como objetivo atender o cliente que precisa de mais espaço do que aquele oferecido nas picapes compactas (Saveiro e Strada), porém não acham práticas ou funcionais as picapes médias (S10, Hilux, Amarok, etc.) para um uso cotidiano. Fato relevante na Duster Oroch é a capacidade de transportar cinco pessoas (adultos), com bom nível de conforto.

A estrutura da Oroch

A Oroch tem 4,69 m de comprimento, o que a deixa 22 cm mais longa que a Strada de três portas, e 65 cm mais curta que a Chevrolet S10 cabine dupla, líderes de suas categorias. Derivada do Duster, a picape Oroch mantém algumas boas características do Duster.

Para começar, a Oroch conta com tração dianteira (em picapes médias a tração é quase sempre traseira ou integral). Isso ajuda na dirigibilidade, principalmente em pisos escorregadios.

Outro ponto de destaque é o fato da Oroch ser construída sobre monobloco (picapes médias usam cabine sobre chassi). Isso melhora o conforto, e deixa o veículo mais “macio” de forma geral.

Além dessas características, a picape Oroch ainda conta com um importante trunfo. Por ser derivada do Duster, a picape também herdou a eficiente suspensão traseira independente Multilink. E se isso tudo não fosse suficiente, a Duster Oroch também ganhou maior entre-eixos, em relação ao Duster.

Versatilidade e mobilidade

Entre o Duster e a Oroch, as dimensões são diferentes. A Oroch é 36,4 cm mais longa (4,69 m) e seu entre-eixos é 15,5 cm maior (2,82 m). O fato de ela ser uma picape resulta em tensões e necessidades estruturais diferentes das de um SUV ou crossover. O esforço estrutural adicional não trata apenas da maior capacidade de carga (650 kg, contra 493 kg do Duster), mas sim de o fato de esta carga ficar mais distante do eixo traseiro (note que a marca o deslocou para trás o quanto possível) e de ela poder ficar concentrada em poucos apoios, como no caso do transporte de uma moto.

Como o veículo é bem mais longo que o Duster, e o peso da carga pode eventualmente estar mais na extremidade, a Oroch apresenta a dianteira 40 mm mais baixa que o crossover, resultando em um ângulo de ataque com diferença pouco superior a 4 graus (ângulo de entrada 26 graus e de saída 19,9 graus, com 206 mm de altura livre). Desta forma, com carga máxima a picape permanece nivelada. Mas isso não se traduz em uma suspensão dianteira rebaixada. Para preservar o curso, as molas e amortecedores frontais foram redesenhados. As cargas também são diferentes. Com isso tudo, a receita da Renault realmente funcionou para sua nova picape.

Interior

Quem já teve a oportunidade de andar num Duster, vai notar grande familiaridade com a Duster Oroch. Aliás, da porta traseira para frente, ambos os modelos são muito parecidos. A diferença aparece expressivamente em toda a parte traseira, incluindo o assoalho, caçamba, e parte da estrutura da cabine.

A picape Oroch tem ótimo espaço interno. Além disso, o banco do motorista fica numa posição mais elevada, típica de um crossover. Ao entrar na Oroch, a sensação é de total familiaridade com o Duster. É tudo igual: painel, volante, manopla de câmbio. A única diferença é o acabamento dos bancos, pois até mesmo sua estrutura e o ponto H (altura da junção do assento com o encosto) dos dianteiros é igual ao do crossover.

Já no modelo 2016, a Oroch trouxe algumas mudanças, como o cluster com três instrumentos (conta-giros, velocímetro e mostrador digital de combustível e computador de bordo), black piano no acabamento do console central e nos apoios de braço, e novos bancos e tecidos.

Por conta do novo assoalho reforçado, e da caçamba, o banco traseiro ficou um pouco mais alto, e o encosto ficou cinco graus mais ereto em relação ao Duster. Por outro lado, agora há três cintos, de três pontos atrás. O espaço traseiro é bom para três adultos de 1,75 m ou dois de pouco mais de 1,80 m. Apesar de mais estreito lateralmente, o espaço para os joelhos e vertical é bastante parecido com o de picapes médias, como a S10 e a Amarok. Nisso a carroceria monobloco apresenta uma boa vantagem, pois geralmente os passageiros de trás ficam com os joelhos um pouco altos devido à presença do chassi embaixo.

Caçamba ampla

A caçamba vem de fábrica com proteção de série. Ela tem 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade, possui oito pontos de fixação (cada um suportando 50 kg) e sua tampa (com chave) suporta até 80 kg. Um acessório para transporte de motos é o extensor de caçamba que a aumenta em 603 mm sobre os 1.350 mm originais, totalizando 306 litros extras. O estepe fica sob o assoalho traseiro, e para liberá-lo é necessário usar a chave do veículo e deixar a tampa aberta.

Motor e câmbio

A picape Oroch 1.6 litros vem equipada com o mesmo motor flex do Duster. Ele produz de 110/115 cavalos de potência máxima (5.750 rpm), com torque máximo de 15,1/15,9 kgfm a 3.750 rpm. Diferente da versão 2.0 que vem com câmbio manual de seis marchas, a Oroch 1.6 litro vem equipado com câmbio manual de cinco marchas.

Desempenho e consumo

Nessa configuração, ela acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 s (com etanol) e chega a máxima de 164 km/h. A versão Dynamique 1.6 pesa 1.292 kg, em ordem de marcha e sem carga.

Fato que a versão 1.6 da Oroch não é indicada para quem pretende fazer viagens, por estradas com muitas subidas, ainda mais com a picape carregada. Essa e a versão mais urbana da Oroch, indicada para quem fica mais tempo na cidade, ou faz deslocamentos por estradas planas. Aliás, na cidade, a Oroch 1.6 atende às necessidades.

Segundo o INMETRO, a Oroch é classificada como veículo comercial. Por conta disso, ela recebe classificação “A” em sua categoria, mas letra “C” em relação a classificação geral do INMETRO. Seu consumo médio de 6,6 e 7,5 km/l no etanol (cidade/estrada) e 9,6 e 10,9 km/l com gasolina. Para uma picape, e com esse tamanho, o número não é ruim.

Dirigibilidade

Ao volante, a Oroch se comporta de maneira bastante parecida ao Duster. Ou seja, lembra bastante um carro médio. E isso é uma grande vantagem, pois não dá aquela sensação de estar dirigindo um “caminhão”, como acontece com a maioria das picapes médias.

A parte interessante na Oroch é o fato do motorista poder transpor lombadas e pisos irregulares, sem medo de raspar ou bater alguma coisa na picape. O perfil alto dos pneus Michelin LTX Force 215/65 R16 também ajuda bastante na absorção de falhas, como buracos e tartarugas.

Resistência é o principal diferencial da Duster Oroch. O motorista pode abusar da picape em todas as aventuras urbanas, sem precisar se preocupar com danos na suspensão ou parte inferior da picape.

A suspensão traseira independente se mostra um diferencial entre as picapes, evitando oscilações laterais em irregularidades no chão, especialmente em curvas. O nível de conforto ao volante da Oroch é até superior ao observado na picape compacta Fiat Strada (que tem suspensão traseira semi-independente).

Equipamentos

A Duster Oroch está disponível em três versões de acabamento. A Expression vem com motor 1,6 litro e Dynamique com motores 1,6 litro e 2,0 litros. A parte interessante é que não existe Oroch “pelada”. Desde a versão básica, a Oroch traz o essencial para conforto e comodidade.

Faz parte do pacote básico Expression: ar-condicionado manual; banco do motorista com regulagem de altura; direção hidráulica; protetor de caçamba; travas elétricas; quatro vidros com acionamento elétrico; volante com regulagem de altura; luzes diurnas; roda de liga-leve de 16 polegadas; rádio com CD-Player, entrada USB + Bluetooth; comandos de áudio na coluna de direção; trancamento automático das portas e alarme. Como opcional na Duster Oroch Expression está o “Pack Plus” que acrescenta retrovisores elétricos e faróis de neblina.

O pacote Dynamique é exatamente igual em equipamentos, independente da opção do motor 1.6 ou 2.0 litros. Ele acrescenta: central multimídia Media NAV Evolution; computador de bordo de 10 funções; faróis de neblina; volante revestido em couro; pneus de uso misto; rodas de alumínio escurecidas; indicador de temperatura externa; controle de cruzeiro com limitador de velocidade.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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