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Sorocaba, 16 de Dezembro de 2019

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Avaliação: Chevrolet Trailblazer V6 LTZ 2015

Notícia publicada em 06/03/2015



Avaliação: Chevrolet Trailblazer V6 LTZ 2015

Versão com motor V6 à gasolina ganha injeção direta e fica mais potente

No final do ano passado, a Chevrolet apresentou a Trailblazer no ano/modelo 2015. Entre as novidades, a principal foi chegada da injeção direta de combustível na versão com motor V6 de 3.6 litros. Além disso, a Trailblazer também recebeu melhorias no acabamento interno, para melhor percepção do cliente. No geral, as mudanças foram feitas para agradar especificamente o cliente Chevrolet, que pedia tais mudanças.

Interior

Entre as mudanças, o destaque vai para os bancos com acabamento em dois tons com a cor marrom predominante, assim como materiais de melhor qualidade. A cor preto brilhante é usada no console e base da alavanca da transmissão. O isolamento acústico está nitidamente melhor, reduzindo assim ruídos indesejáveis no interior do veículo.

A Chevrolet Trailblazer 2015 ganhou um aspecto mais luxuoso no interior por causa da nova padronagem dos bancos, portas e painel. A textura dos materiais também ficou mais agradável ao toque. Com isso, o painel ganhou um tom mais sóbrio para ressaltar as novas molduras em preto brilhante e detalhes cromados, como o anel que envolve os comandos do ar-condicionado e a alavanca da transmissão. Sai o bege e entra um marrom mais discreto – batizado de “brownstone”.

Dimensões e espaço interno

Com um comprimento total de 4,88 metros e largura de 1,9 metro, o utilitário “de verdade” da Chevrolet tem um interior muito espaçoso. Outro ponto que ajuda é a distância entre-eixos de 2,85 metros. Isso permite bom espaço para as três fileiras de bancos.

A capacidade de carga variável, de acordo com a configuração dos bancos. O porta-malas traseiro vai de 205 litros com os sete bancos na posição normal, aumentando para 878 litros (com cinco bancos) a 1.830 litros, este último com todos os bancos traseiros rebatidos. Um detalhe importante é que tudo isso é feito apenas rebatendo os bancos, sem a necessidade de retirar qualquer peça do carro. E quando todos os bancos estão rebatidos, cria-se um piso praticamente plano de ponta a ponta. Outro item que merece muita atenção é a facilidade e praticidade com que se muda a configuração dos bancos. Qualquer pessoa (inclusive um idoso) consegue rebater e movimentar os bancos usando apenas uma mão. O processo é simples e não requer habilidade especifica.

Outro benefício desse avançado sistema de bancos é a possibilidade do ajuste da inclinação do encosto (em três posições) da fileira de bancos do meio. Certamente, um conforto a mais para os passageiros.

Novo motor V6 SIDI

O novo motor V6 - 3.6 litros SIDI CVVT ficou mais potente que o anterior, entregando 277 cv a 6.400 rpm e 35,7 kgfm a 3.700 rpm. Antes eram 239 cv a 6.600 rpm e 33,5 kgfm a 3.200 rpm. Ainda que a potência tenha aumentado, a GM fala em redução de 4% no consumo. Isso é possível graças ao uso de tecnologia mais avançada, como a injeção direta, que faz um melhor aproveitamento do combustível. Além disso, o propulsor é feito em alumínio e possui coletor de escape integrado ao cabeçote, assim como coletor de admissão de plástico e comandos de válvulas variáveis (CVVT). Tudo isso faz desse um motor mais eficiente, pois esquenta mais rápido (de manhã cedo) e perde menos energia no uso. Assim, os 38 cv e 2,2 kgfm a mais, são mais notados justamente em rotações mais altas, quando o veículo esta na estrada. Nas saídas, o SUV também ficou um pouco mais esperto, com uma condução mais prazerosa. A título de informação, a Chevrolet Trailblazer 2015 tem outra versão 2.8 CDTI (Diesel) que continua sem mudanças, com 200 cv de potência e 51 kgfm de torque.

Desempenho

Com as mudanças, a Trailblazer melhorou consideravelmente. São apenas 8 segundos para acelerar até 100 km/h (contra 10 s da versão anterior). Pelo computador de bordo, a injeção direta permitiu atingir consumo de 6 km/l na cidade e no máximo 10 km/l na estrada (esse último com velocidade constante de 110 km/h, sem carga e com ar-condicionado ligado).

Dirigibilidade

Na cidade, o SUV é bastante confortável e bom de dirigir. Os 2.165 kg do veículo são empurrados sem muito esforço pelo eficiente motor 3.6 litros que faz par com um câmbio automático de seis marchas. Suas trocas de marchas são relativamente rápidas e suaves. Outra qualidade no conjunto é a leve direção hidráulica que oferece quase três voltas e meia, de batente a batente, o que ajuda em manobras. Em alguns momentos, você nem se dá conta de que está ao comando de um utilitário de 4.87 m de comprimento.

Outra virtude notada por quem viaja no Trailblazer é o baixo nível de ruído dentro da cabine. Segundo a Chevrolet, o acerto foi possível graças à otimização das guarnições das portas e ao aperfeiçoamento do isolamento acústico do painel que isola o motor.

Suspensão aperfeiçoada

Outro item que contribuiu para uma ótima dirigibilidade é a alteração de componentes da suspensão. A GM promoveu a substituição de buchas das balanças dianteiras, que ficaram mais rígidas, garantindo assim melhor estabilidade direcional e um comportamento melhor no fora de estrada. Além disso, o conjunto passou a filtrar mais as irregularidades do solo.

Funcional

Mas o Trailblazer revela todo seu potencial no conteúdo técnico. A Trailblazer vem equipada sistema de tração que permite o acionamento de 4x4 ou reduzida por comando eletrônico e com o carro em movimento. E isso é feito por meio de um seletor no painel, que dispensa a alavanca manual. Além disso, conta com ângulos de ataque de 32 graus e 19,4 graus de saída. No total, são quase 20 centímetros de altura em relação ao solo, o que permite superar pequenos morros sem problemas.

O Trailblazer se mostra capaz de superar obstáculos que modelos como VW Tiguan, BMW X3, Hyundai Santa Fé certamente não seriam capazes de encarar. Mesmo em obstáculos realmente difíceis, o SUV da GM mostrou que é muito mais valente do que realmente parece. Ainda sim, a capacidade no fora-de-estrada não fica comprometida com o câmbio automático, graças aos assistentes eletrônicos que o modelo inclui de série, para as aventuras no 4x4, como o controle eletrônico de descida de rampa e o assistente de partida em rampa que não deixa o carro escorregar para trás, numa parada rápida.

Equipamentos

No Brasil, a Trailblazer só possui uma única versão de acabamento. Trata-se da topo de linha LTZ. Assim, tudo nesse modelo é de série, sem opcionais. A Trailblazer V6 traz de fábrica seis airbags, ar condicionado digital e automático, banco do motorista com ajuste elétrico, direção com assistência hidráulica somando ajuste de altura e profundidade, multimídia MyLink com navegador e câmera de ré, rodas de liga leve aro 18 polegadas e lanternas traseiras em LED.

Ainda que o modelo ofereça bons equipamentos, a Chevrolet poderia pensar em oferecer um ar-condicionado de dupla zona na frente e sistema de partida remoto, igual ao da Captiva ou Novo Cruze. Ou ainda a função de chave presencial, disponível também no Novo Cruze. Afinal, o Trailblazer concorre num segmento premium.

Central Multimedia MyLink

Certamente, um grande diferencial do carro é justamente sua avançada central multimedia. Essa central conta com interessantes características, como: tela touch screen de sete polegadas, CD player compatível com MP3, entrada USB, entrada auxiliar P2, conexão Bluetooth completa (viva-voz e reprodução de música digital sem fios), visualizador de fotos, navegador GPS e amplo reconhecimento de voz. Apenas falando com a central, o usuário pode interagir com a agenda e realizar ligações telefônicas, como também dar ordens para a navegação, e controle das funções do áudio. E tudo isso em português do Brasil.

É um fato que o sistema MyLink se destaca por uma interface verdadeiramente intuitiva e de fácil navegação com o uso da tela touch screen. E as funções se estendem à configurações do carro, como o destravamento remoto das portas, iluminação e o volume de áudio compensado pela velocidade.

A grande funcionalidade da central pode ser vista na navegação GPS. Além de gráficos de boa qualidade, a central é ágil na operação. Concorrentes como Hilux SW4 e Pajero Dakar trazem centrais mais lentas no processamento. Na Trailblazer, um Zoom In ou Zoom Out, é realizado quase que instantaneamente. As instruções de navegação também são claras. Aliás, antes mesmo de começar a navegar, o sistema exibe um sumário que permite mudar configurações do trajeto, como percurso mais curto, rápido ou ecológico. A base de dados contida na central também é bastante ampla, com informações de bares, restaurantes, centros de compra, locais turísticos e postos de gasolina. E quando o tanque entra na reserva, a central pergunta automaticamente se o motorista que conduzir até o posto mais próximo. Por fim, quando o trajeto é estabelecido, a central auxilia com ilustrações gráficas ampliadas, manobras mais complicadas, como quando o carro se aproxima de uma “trifurcação” e o motorista precisa pegar a saído do meio. A título de curiosidade essa é a mesma central utilizada no Novo Cruze e no Camaro.

Preço e mercado

Produzido em São José dos Campos - São Paulo, o SUV da Chevrolet tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e é oferecido nas cores Branco Summit, Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Aztec, Cinza Cyclone, Cinza Evenstar e Verde Deepwood. O preço sugerido é de R$ 148 mil, sem pintura metálica.

Ficha técnica

Motor: à gasolina longitudinal com 3.564 cm³, seis cilindros em “V”, quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção direta eletrônica.
Potência: 277 cv a 6.400 rpm.
Torque máximo: 34,5 kgfm à 3.700 rpm.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré.
Tração integral com opção de redução e seletor eletrônico rotatório.
Aceleração 0-100 km/h: 8 segundos.
Velocidade máxima: 180 km/h.
Pneus: 265/60 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás com ABS com EBD.
Dimensões: 4,88m de comprimento, 1,9m de largura, 1,84m de altura e 2,85m de entre-eixos
Suspensão Dianteira: independente com braços articulados com barra estabilizadora.
Suspensão Traseira do tipo multilink com barra estabilizadora.
Altura mínima do solo: 19,3 cm
Ângulo de ataque: 32°
Ângulo de saída: 19,4°
Peso: 2.104 kg em ordem de marcha
Capacidade do porta-malas: de 235 a 1.830 litros
Tanque de combustível: 76 litros
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


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