Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

Audi A1 Sportback avaliado em Sorocaba

Notícia publicada em 27/06/2016



Audi A1 Sportback avaliado em Sorocaba

Empresário do setor de telecomunicações avalia a versão topo de linha do compacto da Audi

Para que serve um Audi A1? O caçula da Audi só transporta quatro pessoas, tem um porta-malas relativamente pequeno, e não custa tão barato assim! Talvez seja esse o pensamento de um cliente puramente racional. Mas a compra de um carro, de forma geral, não é um pensamento tão racional assim. Em muitas situações, um carro representa o estilo de vida de seu proprietário. E é exatamente aqui que o Audi A1 se encaixa no mercado. Fato que estamos falando de um carro de nicho, que visa atender clientes específicos, com aspirações ainda mais específicas. Nessa matéria, trazemos a avaliação do A1 Sportback Ambition, versão topo de linha, com desempenho de carro esportivo.

E para avaliar esse carro especial, convidamos José Abrão Filho, empresário do setor de telecomunicações o qual é proprietário da rádio Antena 1, e do canal Local TV (canal 25 NET), ambas na cidade de Sorocaba.

O Audi A1

A última mudança expressiva do compacto Audi A1 Sportback aconteceu no início de 2016. Na oportunidade, o compacto inclui algumas novidades, como suaves alterações no design externo e novo acabamento. Outra mudança expressiva na versão topo de linha, foi a inclusão do motor 1.8 Turbo FSI de 192 cavalos com torque máximo de 25,5 kgfm. Antes, essa versão vinha equipada com um motor 1.4 litro dotado de turbo compressor mais um compressor mecânico, montados em série que geravam 185 cv e o mesmo torque de 25,5 kgfm.

Na figura de compacto (que poderia até ser considerado como subcompacto), o Audi A1 é a escolha de quem procura um carro ágil, com estilo e acabamento sofisticado. E na versão topo de linha, é ainda mais interessante o elevado desempenho, que deixa muito carro de porte médio e grande, comendo poeira.

Um dos destaques no estilo do Audi A1 Sportback é a cúpula do teto pintada em cor contrastante com o restante da carroceria. No caso da versão avaliada é um preto brilhante, contrastando com o vermelho do resto.

Por dentro, o A1 continua sendo um carro compacto. O espaço é para apenas 4 pessoas (são apenas dois cintos de segurança no banco traseiro). Mesmo na versão topo linha, o carro é bastante espartano no quesito equipamentos. A tela do multimídia (que não tem GPS), é aberta e fechada manualmente. O sistema de ar-condicionado, ainda que automático, é de simples zona. E o espaço no banco traseiro é ideal para pessoas com no máximo 1,75m. Assim, o Audi A1 é o carro para quem quer andar na maioria do tempo sozinho, ou com uma companhia no banco da frente.

Dessa forma, o Audi A1 é o carro indicado para quem gosta de dirigir de verdade. Na atual versão, ele vem equipado com uma direção dotada de assistência elétrica. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. Agora, a regulagem é mais rígida, dando mais controle do conjunto.

Também na versão 2016, a Audi introduziu o sistema Audi Drive Select, oferecido apenas na versão Ambition 1.8. O motorista alterar as características do motor e do câmbio S tronic entre três modos: auto, eficiência e dinâmico. Na prática, entre o modo eficiência e dinâmico, há alteração dos regimes de troca de marcha, maior sensibilidade do acelerador e a direção fica mais firme no modo dinâmico.

Motor 1.8 TFSI

O motor é certamente o ponto mais relevante do A1 Ambition. Mais forte que o antigo 1.4, esse motor 1.8 TFSI, entrega 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado entre 1.250 a 5.300 rpm.

Fato interessante nesse motor é que ele tem 8 bicos injetores (4 diretos e 4 indiretos). Sob carga parcial, o motor utiliza a injeção indireta para poupar combustível. Já em cargas maiores, é a injeção direta que faz o serviço. O motor ainda conta com dois eixos de comando de válvulas variáveis, além do Audi valvelift, que modifica o curso das válvulas de escapamento entre dois níveis. Isso melhora o enchimento das câmaras de combustão, de acordo com a carga do motor.

Transmissão S tronic

O A1 Sportback é oferecido com câmbio S tronic de dupla embreagem de sete marchas, podendo operar automaticamente, ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no console central como pelos paddle-shifts instalados no volante.

Para evitar desgaste das embreagens, em saídas de rampas, está presente o assistente de partida, que evita que o carro recue ao arrancar mantendo o freio acionado por alguns segundos.

Desempenho

Na versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 6,9 segundos. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4. Um ponto que realça a dirigibilidade esportiva na versão Ambition são as rodas de 17 polegadas, com pneus 215/40 de perfil baixo. Isso aumenta a sensação de carro no chão, nas situações de alta velocidade.

Mas se o objetivo do motorista for pela economia, o Audi A1 não decepciona. Na estrada, em velocidade de cruzeiro (110 km/h) são possíveis médias de até 18 km/l. Na cidade, em uso moderado, até 12 km/l também é possível.

Equipamentos

O A1 Sportback Ambition traz a lista necessária de equipamentos de série. O acabamento interno é em preto, e os dois bancos esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é revestido de tecido preto. O volante e a manopla da alavanca da transmissão são revestidos de couro. Faz parte do pacote o sensor de estacionamento traseiro, encosto do banco traseiro rebatível, coluna de direção ajustável e coluna de direção ajustável.

A versão topo de linha se destaca pelas rodas de 17 polegadas e pelo contraste entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote S-Line. Opcionalmente, o carro pode trazer o teto solar “Open Sky”, com acionamento elétrico. Os faróis são bixenon, com luzes de condução diurna em LEDs, de série.

Para maior eficiência do sistema de climatização, os vidros laterais e traseiros possuem isolamento térmico e o para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de sol. Todas as versões são equipadas com airbags laterais na dianteira, além de airbags tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas.

A versão Ambition vem equipada de série com o Audi Sound system, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para telefones celulares. Tanto a versão Ambition como a Attraction podem receber também o pacote opcional de tecnologia, que inclui controle de cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o equipamento de som Bose surround.

Preço

Fato que o Audi A1 Sportback Ambition 1.8 TFSI S tronic não é um carro barato. Seu preço inicial é de R$ 124,9 mil. Aí começam os opcionais. O pacote tecnologia, que inclui controle de cruzeiro; pacote de luzes em LEDs; Keyless-go e sistema de som Bose custa mais R$ 9 mil. O teto solar elétrico panorâmico "Open Sky" mais R$ 6 mil. E a pintura metálica/perolizada mais R$ 1.500,00.

Depoimento

José Abrão Filho é empresário do setor de telecomunicações, e proprietário da rádio Antena 1, e do canal Local TV (canal 25 NET), ambas na cidade de Sorocaba.

Principal destaque: O que mais me surpreendeu foi a dirigibilidade muito agradável, em especial em velocidade, na estrada. Ainda que seja um carro pequeno, ele é estável e muito firme, não transparecendo a sensação de velocidade. Além disso, o desempenho realmente impressiona, em todas as situações!

Pontos Positivos: Gostei bastante do câmbio. Ele é preciso com passagens de marcha bastante suave. Realmente, parece um automático da melhor qualidade, ainda que seja robotizado. Outra coisa que valorizo muito, e gostei nesse carro, é o sistema de som BOSE de alta qualidade: limpo e potente. Também merece elogios o eficiente isolamento acústico do Audi A1.

Pontos Negativos: Achei a suspensão um pouco dura. Na cidade, é preciso cuidado em buracos e valetas. Outro detalhe é o espaço interno muito limitado. O banco traseiro só leva duas pessoas, e ainda sim de porte médio.

Conclusão: Ainda que o desempenho seja surpreendente nessa versão do Audi A1, o preço final é muito alto, para a realidade do mercado brasileiro. Para esse preço, o carro precisava ter mais equipamentos, como navegação GPS de série e câmera de ré, pelo menos! Trata-se de um carro muito específico, para um cliente que seja solteiro, ou um casal com no máximo um filho pequeno, e que goste de velocidade.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre


Veja mais fotos:

Comente