Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Dezembro de 2019

CANAL AUTOMÓVEIS



NOTÍCIAS

As grandes novidades do Salão do Automóvel

Notícia publicada em 31/10/2014



As grandes novidades do Salão do Automóvel

Doze marcas apresentaram modelos de destaque

No primeiro dia de salão do automóvel reservado para a imprensa (28 de outubro), apenas sete grandes marcas apresentaram modelos que podem ser considerados “novidades completas” para o mercado brasileiro. O primeiro dia foi reservado as marcas associadas à Anfavea (trata-se das grandes, e antigas montadoras com fábricas no Brasil)

Já no segundo dia (29 de outubro), foram cinco marcas que se destacaram com modelos que podem ser considerados “novidades completas” no mercado brasileiro. O segundo dia é reservado as marcas associadas à Abeifa. Antes conhecida como Abeiva, à associação reunia apenas as empresas que eram importadoras de automóveis. Agora, como alguma dessas empresas anunciaram fábricas no Brasil, a associação mudou o nome para Abeifa, sendo conhecida por Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores. Assim, vamos destacar apenas os modelos que estarão “rodando” nas ruas brasileiras nos próximos meses, e que tem apelo comercial.

Confira os principais destaques de cada marca que se destacou:

Jeep

Certamente, a maior novidade desse primeiro dia no Salão, é o Jeep Renegade. A promessa da montadora é do modelo chegar para fazer história. O Renegade será feito em Pernambuco com a missão de reinventar o segmento de SUVs compactos. Trata-se de um modelo global que amplia a gama de veículos da marca que criou o segmento 4×4 e o próprio conceito de utilitário-esportivo. Assim o Renegade traz a combinação do apelo urbano e a ótima capacidade fora. Entre as várias novidades, o câmbio automático de nove marchas e motor a diesel.

Projetado nos Estados Unidos, o Jeep Renegade será o primeiro produto a sair, no início de 2015, da nova fábrica de Goiana, Pernambuco, a mais moderna do grupo Fiat Chrysler Automobiles no mundo. Ele já é produzido na Itália. O lançamento comercial no Brasil está previsto para o segundo trimestre de 2015.

Com três versões de acabamento, duas opções de motor, três tipos de câmbio, três tipos de tração, o Jeep Renegade é um verdadeiro SUV compacto. O Jeep Renegade terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II, o mais forte da categoria com 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis. A automática de nove marchas é exclusiva do motor à diesel. E a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4, de dois tipos. As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk. Quando equipado com motor a diesel MultiJet II turbo, permite uma autonomia de até 950 km.

O novo Jeep Renegade 2015 oferece freio de estacionamento elétrico, monitores de ponto-cego nos retrovisores laterais, sete air bags e sistema Uconnect – com tela sensível ao toque, de 6,5 polegadas, além de uma tela multifuncional de TFT de 7 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Com o sistema ParkAssist, o Renegade passa a ser o primeiro carro nacional que estaciona o carro em vagas paralelas e perpendiculares, quase sem intervenção do motorista.

Honda

Na Honda a grande novidade foi o crossover compacto HR-V. O modelo chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2015, equipado com motor 1.8 i-VTEC (o mesmo do Civic de entrada) e transmissão CVT (a mesma do Honda novo Fit e novo City). Derivado da mesma plataforma do Fit e City, o HR-V ficará posicionado logo abaixo do CR-V. A versatilidade do interior é garantida por meio da adoção do sistema ULT de adaptação dos assentos. O novo modelo terá apenas tração dianteira. Para atender a demanda esperada para o HR-V, o veículo será produzido no Brasil, e chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2015.

A Honda também mostrou o CR-V ano/modelo 2015, que traz razoável face-lift na dianteira, com novo pára-choque, faróis e luzes diurnas em LED. De resto, o carro permanece estruturalmente o mesmo.

Audi

A Audi mostrou três novidades.

Uma delas é o A8 L. Com 5,26 metros, 13 cm a mais que o A8 original, resulta em um espaço maior para os ocupantes, o que é particularmente importante em um veículo no qual o dono muitas vezes viaja apenas no banco traseiro. Além disso, o banco traseiro é reclinável e conta com massagem e entretimento. Com motorização 3.0 litros V6 TFSI, de 310 cavalos, o modelo alcança velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletrônicamente). O A8 L também recebeu um sistema eletrônico para cancelamento de ruídos - Active Noise Cancellation, que reduz ao mínimo os ruídos indesejáveis, mesmo que o veículo esteja em baixas rotações. O modelo tem preço sugerido de R$ 457,3 mil

Outra novidade é o A3 Sportback e-tron. Esse carro combina combina motores à combustão com motores elétricos. O A3 Sportback e-tron dispõe de 204 cv de potência combinada. No modo elétrico, sua autonomia é de até 50 quilômetros, com o motor TFSI acrescentando mais 890 quilômetros. A marca deve iniciar as vendas do modelo no primeiro semestre de 2015 e planeja que os modelos híbridos cada vez mais façam parte da vida do consumidor brasileiro.

Outra novidade apresentada foi o novo TT Roadster. Como maior atração da marca no recente salão de Paris, o modelo traz design singular e o inovador cockpit virtual da Audi no painel, que substitui instrumentos analógicos. O TT Roadster chega no primeiro semestre de 2015 e a versão S estará disponível no mercado nacional no início de 2016. O novo TT Roadster é esportivo, compacto e posicionado bem baixo em relação à pista. Com 4.177 milímetros, ele é 21 milímetros mais curto que seu antecessor. A distância entre eixos, por outro lado, aumentou 37 milímetros, atingindo 2.505 milímetros. Seu coeficiente de arrasto é apenas 0,30 com a capota fechada - o melhor no segmento dos carros-esporte compactos. O novo TT Roadster está sendo lançado com motorização turbo de quatro cilindros a gasolina e câmbio S-tronic de 6 marchas.. O potente 2.0 Turbo FSI, com 230 cv, de potência garante uma eficiente propulsão ao modelo. No TTS Roadster, esses valores chegam a 310 cv e 380 Nm. O modelo topo de linha invade o segmento de alta performance, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos a caminho de 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Os flaps reguláveis do sistema de escapamento reforçam a sonoridade esportiva.

Peugeot

A grande estrela da PEUGEOT é o crossover Peugeot 2008. O modelo será produzido em Porto Real (RJ) e lançado no Brasil no primeiro semestre de 2015. O 2008 inova ao associar a condução de um hatch e a robustez de um Crossover. Aliando os atributos de diferentes modelos, o veículo revela um estilo forte e equilibrado, com um posto de condução estruturado ao redor de um volante de dimensões reduzidas, com o painel de instrumentos elevado e a central multimídia com tela sensível ao toque. O modelo compartilha sua plataforma com o compacto 208.

Outra novidade é o 308 Quiksilver: uma série especial inédita. A parceria de sucesso com a Quiksilver, iniciada em 2002, estendeu seus limites e agora chega ao 308. Com o objetivo de aproximar ainda mais o modelo do público jovem, a série especial traz um estilo externo mais esportivo e uma oferta de equipamentos ampliada em relação à versão de entrada de gama. Prevista inicialmente para 600 unidades, o 308 Quiksilver chegará à rede de concessionárias até o fim do ano unicamente na cor branco banquise (especial).

Volkswagen

No total, a Volkswagen está apresentando nove novos modelos no salão. Mas a marca já havia antecipado várias notícias. Assim, os destaques do dia foram: apenas três.

Cross Up: Com essa novidade, a linha Up se torna ainda mais completa. O visual off-road destaca a robustez do hatchback, que é feito em Taubaté (SP), e atende o consumidor que busca um veículo de visual aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Equipado com motor 1.0l de três cilindros da família EA211 e com opção de transmissão manual (MQ200) ou automatizada (SQ100), ambas de cinco marchas, o cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas.

Novo CrossFox: O Novo Fox chegou ao mercado nacional em agosto como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. Agora é a vez de o Novo CrossFox estabelecer um novo patamar de recursos de tecnologia e segurança em sua categoria. O modelo começa a chegar nos próximos dias às as concessionárias da Volkswagen. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo CrossFox passa a trazer a evolução do design mundial da marca e oferece ainda mais recursos de segurança e conforto. O CrossFox é montado a partir da versão Highline do Fox, incorporando os mesmos equipamentos.

O modelo aventureiro traz itens exclusivos, como os faróis auxiliares com tripla função (luz de conversão estática, luz de neblina e de longo alcance), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle eletrônico de estabilidade com função Off-road e assistência de partida em rampas. Além disso, o Novo CrossFox pode ser equipado com sistema de som com navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque Entre os opcionais, destaque para o teto solar elétrico e novas rodas de 16 polegadas, oferecidas pela primeira vez na história do modelo.

Golf Variant R-Line: A Volkswagen também está apresentando a versão esportiva R-Line do Golf Variant. A station wagon ganhou uma grande dose de esportividade. Ao mesmo tempo, o Golf Variant R-Line ressalta o potencial dinâmico da nova versão de carroceria do Golf. No exterior, a Golf Variant R-Line se destaca, entre outros detalhes, pela dianteira individualizada, a traseira exclusiva, fortes frisos nas soleiras e novas rodas de 18 polegadas. O interior se caracteriza pelos bancos esportivos e por elementos com aparência de fibra de carbono. O modelo exposto é impulsionado pelo motor 1.4L TSI com 150 cv (110 kW). Com torque de até 25,5 kgfm (250 Nm) combinado à transmissão automática DSG de 7 velocidades. O modelo tem capacidade para acomodar até 1.620 litros de bagagens. O Golf Variant chegará para substituir a Jetta Variant.

Mercedes Benz

O lançamento mais esperado da marca fica por conta do AMG GT S, a nova aposta da Mercedes-Benz no segmento de superesportivos. Fabricado segundo o princípio 'Handcrafted By Racers' (feito à mão por corredores), o modelo reforça o compromisso da companhia com investimento em tecnologia e inovação.

A Mercedes também mostra pela primeira vez no Brasil o novo Classe C Touring. A nova geração da station wagon estreia no país na versão C 180, com motor 1,6 litro turbo com 156 cv. Em sua quarta geração, o automóvel dá continuidade em um nível totalmente novo à tradição das Tourings do Classe C que, em suas respectivas épocas, combinaram diferentes exigências em termos de estilo de vida, esportividade e praticidade em uma station wagon. As dimensões do novo Classe C Touring cresceram de forma considerável. Com aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação à versão anterior, o veículo está 96 milímetros mais longo (4.702 mm). O aumento no espaço beneficia em primeiro lugar os passageiros do banco de trás, que agora contam com mais espaço para as pernas.O modelo chega aos concessionários brasileiros em novembro deste ano, com preço sugerido de R$ 154.900,00.

Lexus

A Lexus (divisão de alto luxo da Toyota) apresentou o NX 200t. Trata-se do primeiro SUV premium compacto da marca na América Latina. Entre os destaques, está o inédito motor turbo com injeção direta. O modelo estará disponível no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre de 2015

Desenvolvido para completar a gama de utilitários esportivos da Lexus, o NX estará disponível nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport. Com design inovador, o NX tem estilo arrojado. O modelo foi projetado para proporcionar ao condutor uma sensação de agilidade, incorporando às características de um SUV diversos elementos de um carro esportivo. O NX possui transmissão automática de seis velocidades e é o primeiro automóvel Lexus a ser equipado com motor 2.0 litros de 4 cilindros turbo, movido à gasolina e com injeção direta de combustível, que rende 238 cv de potência. A cabine esportiva do NX dispõe de tecnologia de ponta redefinindo a interação do motorista com o veículo, com itens como o primeiro medidor de pressão do turbo da marca, o Lexus Remote Interface Touchpad, além do inédito medidor de aceleração da força G, o G-Force Lexus.

Land Rover

A Land Rover mostrou a sua grande novidade com o Discovery Sport. Destaque do modelo é um design futurista, que segue a linha do Evoque, porém com grande parte da capacidade no fora-de-estrada da família Discovery. Outro detalhe é a configuração de assentos 5+2, mais versátil e mais compacto do que os tradicionais SUVs com capacidade para cinco passageiros. A novidade ainda inclui transmissão automática ZF de nove marchas. Entre as novidades do modelo estão o sistema Active Driveline que faz trocas imperceptíveis entre a tração nas quarto rodas e a tração somente nas rodas dianteiras, sem perder o bom desempenho no fora de estrada, com ângulos de ataque, saída e central otimizados e a inclusão dos sistemas Terrain Response e Wade Sensing. O modelo ainda conta com novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen e seis entradas USB para total entretenimento dos passageiros. O novo Discovery Sport será fabricado no Brasil em 2016, e terá preço a partir de R$ 180 mil.

Jaguar

A Jaguar apresentou o novo Jaguar XE. O modelo traz diversas inovações como ampla estrutura em alumínio, para melhor dirigibilidade. Com foco na esportividade, o modelo vem com tração traseira e é o mais aerodinâmico Jaguar da história com Cx de 0.26. O motor V6 3.0 litros supercharged com 340 cv, leva o XE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5.2 segundos, auxiliado pela transmissão automática de oito velocidades. Outras novidades incorporadas foram sistema de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, head-up display a laser com maior contraste em imagens coloridas e airbag no capô para proteção pedestres em caso de atropelamento.

BMW

BMW apresenta como novidades os inéditos X4, Série 2 Active Tourer. O Salão também marca a chegada da nova tecnologia BMW ConnectedDrive, que traz mais conectividade e entretenimento.

O BMW Série 2 ActiveTourer chega para aumentar a versatilidade da linha. Com teto mais alto, o veículo tem foco familiar. Seu porta-malas tem 468 litros, mas pode chegar a 1.510 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Traz ainda câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais por borboletas (paddle shifts), e seu motor é de quatro cilindros 2.0 litros com potência de 231 cv. O modelo, que é o primeiro da gama de produtos BMW com tração dianteira, será comercializado no mercado brasileiro a partir do primeiro semestre de 2015.

Outra grande novidade é o BMW X4, que combina o visual dos coupés BMW com o conforto de um SAV - Sport Activity Vehicles (sigla inventada pela BMW). O BMW X4 tem dimensões compactas, e transporta cinco pessoas. O modelo lembra bastante às linhas já conhecidas do BMW X6. O X4 tem início da comercialização prevista para o próximo mês, e chega com transmissão automática de oito marchas nas configurações de entrada e topo de linha, com sistema de navegação, controle de cruzeiro com função de freio e câmera traseira, Driving Experience Control, incluindo ECO PRO, assistente de farol alto, entre outras tecnologias. O BMW X4 xDrive28i vem com motor de quatro cilindros 2,0 litros em linha, e chega à 245 cv de potência com preço sugerido de R$ 264.950,00. A versão topo de linha, BMW X4 xDrive35i, com motorização de seis cilindros 3,0 litros chega à 306 cv de potência. Acrescenta Head-Up Display e Câmera Surround View, por R$ 314.950,00.

MINI

A Mini trouxe a novidade mundial da marca, o novo MINI Hatch 5 portas, apresentado pela primeira vez em solo nacional. O segue a mesma receita do novo Mini mostrado em Junho desse ano. A nova geração de motores, a suspensão adaptativa e as características premium, que incluem os sistemas de assistência ao motorista, são os destaques do modelo. Além disso, une a conveniência para aqueles que precisam de um carro familiar com as dimensões compactas e esportivas clássicas da marca. Com 72 mm a mais de entre eixos quando comparado ao MINI Hatch 3 portas, o modelo prioriza o conforto dos passageiros no banco de trás. Além disso, o novo MINI Hatch 5 Portas pode carregar até cinco ocupantes e traz mais capacidade no porta-malas: 278 litros. A motorização segue a mesma da linha Cooper e Cooper S da versão Hatch 3 portas.

O MINI Countryman chega reestilizado em sua versão 2015. Essa versão do primeiro MINI com cinco portas lançado pela marca, tração nas quatro rodas opcional, já vendeu mais de 350.000 unidades em todo o mundo. A grade foi redesenhada e ganhou contornos mais harmônicos e os parachoques seguem um novo estilo. Além disso, traz faróis de neblina em LED e novo visual do painel de instrumentos. As motorizações disponíveis são a Cooper S e a John Cooper Works. O MINI Countryman também será produzido no Brasil.

Porsche

A novidade da marca foi o Porsche Cayenne Turbo, que já está à venda no Brasil. O modelo pode ser comprado por R$ 679 mil com um nível completo de equipamentos, sendo: suspensão pneumática, faróis de LED dinâmicos, bancos esportivos adaptáveis com 18 pontos de memória, rodas aro 21, entre outros. Reestilizado e com motor V8 biturbo mais potente que na geração anterior (520 cv), o novo Cayenne Turbo tem como maior novidade a presença de Performance Start (controle de largada). Este equipamento, já existente nos modelos esportivos da Porsche, é oferecido pela primeira vez no Cayenne. Ele auxilia o motorista a obter uma arrancada extremamente rápida, de maneira segura e eficiente. A partir de 2015, outras versões do Cayenne estarão disponíveis, como a versão S com motor V6 biturbo com 420 cv de potência.
 


Fonte: Jorge Augusto e fotos por Marcelo Alexandre/Divulgação


Veja mais fotos:

Comente